Estudantes ocupam a reitoria da UFPI contra PEC 241 e denunciam violência no campus

Atualizada às 15 h

Cerca de 60 estudantes ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Piauí nesta terça-feira (18). Eles protestam contra a corte de verbas do Governo Federal para a Educação, a PEC 241, e denunciam casos de violência por parte da equipe de segurança no campus. Não tem previsão de desocupação. 

A universitária Brenda Mendes, membro do DCE-UFPI e do Coletivo Rua, disse ao Cidadeverde.com que os estudantes estão sofrendo com as ações do atual governo, e também alertou que a equipe de segurança da UFPI age com violência. 

"Nossa ocupação foi organizada por todos os estudantes que estão lutando contra esse governo golpista e a corte de direitos. A gente vem sofrendo uma verdadeira truculência, também por parte dos seguranças daqui, um deles chegou a quebrar o dedo de uma estudante durante uma atividade cultural na Ufpi. Tem polícia rodando aqui no campus, a gente se sente é inseguro aqui", disse a estudante.

A ocupação, que começou por volta de 10h30, passsará por uma assembleia às 14 horas de hoje para tirar os encaminhamentos e a permanência ou não no local. 

"Vários estudantes se reuniram em protesto contra o modelo de segurança no campus, que vem reprimindo estudantes; gerando muitos constrangimento. E também contra os ataques do governo, mas recentemente a PEC 241  e a reforma do ensino médio", ressaltou o estudante de comunicação, José Jonas. 

 A Superintendência de Comunicação Social da UFPI ressaltou ao Cidadeverde.com que os alunos possuem todas as garantias para protestarem na reitoria, desde que o protesto não cause dano ao patromônio da universidade. Os estudantes realizam a ocupação de forma pacífica. 

 

 

 

 

Carliene Carpaso carliene@cidadeverde.com