Veja 10 dias para emagrecer com saúde e manter o peso

1- Não fique longos períodos em jejum (mais de 4 horas). A medida evita que tenha muita fome nas principais refeições e que coma exageradamente por conta disso. Alimentar-se regularmente com itens saudáveis ainda possibilita manter um equilíbrio na produção de insulina e, portanto, o metabolismo sempre ativo.

2- Inicie o dia com um saudável café da manhã para repor a energia que o corpo necessita após várias horas em jejum. Quem pula essa refeição corre um risco maior de exagerar no almoço e, ainda, diminuir o nível metabólico pela falta de energia

3 - Diminua o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, como biscoitos, bolos, pães brancos, doces, refrigerantes, massas e fast-food . Isso porque podem desencadear desequilíbrio metabólico pelo grande estímulo na produção de insulina. Dê preferência para opções com carboidratos complexos e integrais. Entre elas estão frutas, verduras, legumes, cereais integrais.

4 - Monte pratos coloridos. A variedade de alimentos fornece mais nutrientes. Um corpo equilibradamente nutrido trabalha melhor, sente menos fome e apresenta menor risco de engordar.

5 - Exercite-se regularmente, pelo menos quatro vezes na semana. Atividades físicas são essenciais para manter boa saúde e peso saudável, já que garantem um metabolismo sempre ativo.

6 - O aumento de massa muscular eleva a taxa metabólica, porque o tecido muscular exige maior gasto energético para sua manutenção do que o gorduroso. Quem pratica musculação mantém gasto calórico mais alto durante as 24 horas do dia, mesmo quando está em repouso.

7- Evite adoçar sucos, cafés e chás com açúcar. Prefira adoçantes ou frutose, que não exigem ação da insulina.

8- Hidrate-se corretamente, com cerca de dois litros de água por dia. A dica garante boa função dos órgãos e elimina toxina, o que favorece o processo de emagrecimento e também de manutenção do peso.

9 - Coma devagar e mastigue bem. As medidas fazem com que os alimentos sejam melhor processados e mais fáceis de digerir. Fazer o contrário leva ao consumo maior de alimentos, pois o estômago demora cerca de 15 a 20 minutos para mandar um sinal ao cérebro de que está saciado.

10 - Não se exercite em jejum, senão o nível metabólico diminui em longo prazo. Isso porque o metabolismo fica mais lento e mantém uma reserva maior de energia para ser usada em novas situações de falta de alimentos.

Fonte: Terra