Candidatos têm até amanhã para prestar contas da campanha

Os candidatos a vereadores e prefeitos que concorrem às eleições de 2008 têm até amanhã para entregar a segunda parcial da prestação de contas da campanha eleitoral.

A primeira parcial teve como prazo, o dia 06 de agosto, a segunda 06 de setembro e a terceira é dia 04 de novembro, após as eleições.

A inovação que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou esse ano, foi à entrega da prestação de contas via internet. O candidato pode prestar contas tanto via internet quanto nos cartórios eleitorais. Somente a terceira e última prestação de contas terá de ser feita apenas no cartório.

Segundo a coordenadora de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Raquel Ferro, a segunda parte da prestação deve ser igual ou superior a primeira e nunca menor, caso contrário, o sistema faz ressalva nos números, o que pode prejudicar o candidato.

?Se o candidato não entregar a prestação de conta, caso eleito, ele não será diplomado. Ele também não receberá a certidão de quitação eleitoral e não pode se candidatar nas duas próximas eleições caso queira concorrer?, explicou Raquel Ferro. As diplomações dos candidatos devem ser feitas até 18 de dezembro.

Sessão extraNesta sexta e sábado, o TRE está fazendo sessão extraordinária para julgar os processos de cassação de candidaturas. No total foram mais de 350 processos apresentados e cerca de 80% já foram julgados.

Os juizes ainda têm uma média de 130 processos para julgar nesse fim de semana. A sessão começa as 8h30 e não tem hora para acabar, pois amanhã é o prazo final dado pelo TSE e precisa ser respeitado.

  Flash de Záira Amorim (direto do TRE)redacao@cidadeverde.com
Tags: