Deputado faz projeções para 2018 e diz que PDT será aliado do governo

O deputado estadual Robert Rios (PDT) faz projeções quanto ao panorama das disputas eleitorais de 2018. Na sua concepção, basicamente, haverão dois grandes grupos no Estado, que disputarão o pleito. Para ele, de um lado estará PT, PDT - seu partido que hoje é oposição - e PC do B, e do outro fica PMDB, PSDB, PP - atualmente da base governista - e PSB. 

Ainda de acordo com o parlamentar, o candidato do governo será o ex-governador Ciro Gomes (PDT).

"Nós vamos ter aqui, com certeza, uma coligação apoiando o Wellington Dias; PT, PDT e PC do B, esses três. Nós vamos ter uma oposição formada por PMDB, PSDB, PP e PSB, porque é a conjuntura nacional se impondo à conjuntura estadual". 

De acordo com o deputado, esse cenário é o que certamente comporá as próximas eleições. “É irreversível, basta você fazer uma leitura do que acontece no Brasil. O que acontecer no planalto central, vai acontecer aqui nessa planície aqui do Piauí. Aqui, como o PT não tem candidato a presidente, o candidato vai ser o Ciro Gomes, e aqui no Piauí fica PT, PDT e PC do B, não mais do que isso, e alguns partidos pequenos que ali se juntam naturalmente”.

Na avaliação que faz, Robert Rios inclui como aliado do governo, partidos que hoje são oposição, com o seu próprio partido, PDT. De outro modo, ele opina que fará oposição ao governo, partidos que hoje são aliados, como o PP.

Lyza Freitas  redacao@cidadeverde.com