Contra PEC, secundaristas ocupam escola estadual na zona Norte

Parte dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Edgar Tito, localizado no bairro Memorare, na zona Norte de Teresina, ocupa o prédio da unidade escolar desde segunda-feira (14). 

O ato é uma adesão ao movimento nacional que se opõe à Proposta de Emenda Constitucional 55, do Governo Federal, que estabelece um limite de gastos públicos por até 20 anos. Os manifestantes temem que a redução de investimentos atinja, principalmente, repasses para as áreas da educação e saúde.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola, Paulo Ricardo de Castro Sousa, considera que, com a aprovação da PEC, os estudantes e trabalhadores serão prejudicados. “Estamos lutando para que essa proposta não seja aprovada e a educação tenha corte de investimento”, disse o aluno, que é um dos líderes da ocupação. 

O CEEPP Professor Edgar Tito é a primeira escola do Piauí a ser ocupada contra a PEC. A ocupação da unidade escolar conta com programação cultural e roda de conversas. Além de serem contra a proposta, os alunos também repudiam a medida provisória do Governo Federal que reformula o Ensino Médio. “Querem retirar as disciplinas que fazem a gente pensar”, criticou Paulo Ricardo. 

Os alunos do CEEPP Professor Edgar Tito também pedem melhorias estruturais na escola. Os estudantes afirma que a unidade escolar tem bebedouro enferrujado, ar condicionado com defeito, e constante uso de drogas. 

Diante da ocupação, as aulas no CEEPP Professor Edgar Tito estão paralisadas. O cidadeverde.com tentou, mas não conseguiu contato com a direção da escola. 

Já a Secretaria Estadual de Educação, por meio de nota, ressaltou que  a principal pauta do movimento é a discussão da PEC 55.  Sobre as reivindicações em relação à estrutura da escola ocupada, o Setor de Engenharia do órgão informa que o projeto de reforma geral do prédio da Edgar Tito foi encaminhado para o setor de licitação e que após cumprir os trâmites burocráticos deve ter as obras iniciadas.

“A Seduc também esclarece que desde o início da atual gestão  vem trabalhando para reconstituir a estrutura da Educação Estadual. Em 2015 havia 225 obras paralisadas, que foram retomadas ao longo do ano. Em 2016 a Secretaria contabiliza 322 obras físicas concluídas, 50 obras elétricas e 94 estão em execução. Destas, 20 estão com mais de 80% da obra concluída. Por fim a Seduc está dialogando com o movimento no sentido de garantir as aulas, mesmo com a mobilização dos estudantes, para não prejudicar os alunos. Lembra que o calendário escolar já está atrasado por conta da greve dos professores no início deste ano”, destacou a secretaria.

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com