No dia do Samba, sambistas promovem ação de doação de sangue

Na data de comemoração ao Dia do Samba, sambistas de Teresina estão mobilizando voluntários para prestar solidariedade e comparecerem ao Hemopi. A ação “Samba na Veia” está em sua segunda edição e visa aumentar o número de bolsas de sangue no mês de dezembro, que é considerado crítico para doações.   

A ação ocorre na próxima sexta-feira(02), a partir das 8h, e espera superar o número de doações do ano passado, que foram 98 bolsas. Durante todo o dia, haverá rodas de samba no local, para atrair os voluntários. 

Um dos organizadores da ação, Robert Gleydson Garcia, a ideia surgiu no ano passado, depois de mais de dez anos fazendo as comemorações do Samba na Praça e que queria tornar o samba mais social, mais solidário.    “Todos os grupos de samba estão mobilizados para comparecer ao Hemopi. Foi uma maneira que encontramos de comemorar a data, mas também prestar solidariedade e contribuir com o social. Vamos doar vida, sangue e samba”, explica Robert Gleydson Garcia.

As doações devem ocorrer no Hemocentro do Piauí (Hemopi), localizado na rua 1º de Maio, atrás do Hospital Getúlio Vargas, a partir das 7h30. O doador não pode ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas, mas depois da doação, caso sinta-se bem, estará apto. 

 

Condições básicas para doar: Sentir-se bem, com saúde; Apresentar documento oficial com foto; Ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg; Nunca doar em jejum; Fazer repouso de no mínimo seis horas na noite anterior à doação; Não ingerir bebidas alcóolicas nas 12 horas antes da doação; Evitar fumar pelo menos duas horas antes; Evitar alimentos gordurosos.

 

 

Caroline Oliveira carolineoliveira@cidadeverde.com