Famílias em área de risco contam o drama vivido com chuvas

As famílias que residem na Vila Apolônio, localizada na zona Norte de Teresina, vivem dias dramáticos por conta das fortes chuvas que estão caindo sobre a capital. Ao Cidadeverde.com, moradores relatam que quando começa a chover ficam logo apreensivos e com medo das casas alagarem e desabarem. 

A casa de Francisca Nagla, 27 anos, foi uma que desabou na última sexta-feira(10). Por sorte, nem ela, nem os filhos de 3,5 e 8 anos não estavam na residência no momento que a parede veio abaixo.

"Ela veio com os três filhos e estou abrigando ela. Na minha casa só tem um quarto mas estamos nos ajeitando porque ela ficou sem ter onde morar", conta a mãe de Nagla, Maria de Jesus, 52 anos.

Maria de Jesus trabalha como costureira e conta que não está recebendo auxílio da prefeitura de Teresina para abrigar a família da filha.

Medo 

A dona de casa Daniela Santos, 23 anos, vive na Rua 3 da Vila Apolônia. Ela mora com a filha de sete anos e o marido e conta que fica apavorada quando uma chuva começa. 

"A área de trás da nossa casa é uma lagoa e a água entra por trás e por frente. Na chuva de domingo no entrou água na cozinha e no quarto. Tivemos que mandar nossa filha dormir na casa de um parente", relata Daniela. 

Para não ter mais prejuízo, Daniela colocou a geladeira e o fogão em cima de tijolos. 

"A Defesa Civil veio aqui e fez meu cadastro. Não quero morar na casa de ninguém, quero uma casa. Me inscrevi em todas etapas do ‘Minha Casa Minha Vida’ e nunca fui contemplada", lamenta.

Moradora de outra casa da rua, Andressa Catarina, disse que a chuva que caiu nesta segunda-feira(13) foi um "terror". Grávida, ela conta que não conseguiu dormir. 

"Quando chove a gente não dorme. Ficamos preocupados, com medo de nossas casas alagarem", disse.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), já contabiliza 40 famílias desabrigadas devido as chuvas. O secretário Samuel Silveira orienta que as famílias em situação de risco devem procurar a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da área.

 

Izabella Pimentel (Especial para cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com