Empresa de telefonia será notificada após acidente com mototaxista

A empresa de telefonia será notificada após o acidente que resultou na perda de parte do pé do mototaxista José Mariano Pinheiro Silveira, nesta terça-feira (21). Ele trafegava em sua moto quando se enroscou em um fio no cruzamento das ruas Olavo Bilac e Rio Grande do Sul, bairro Ilhotas, zona Sul de de Teresina.

Adail Viana, gerente de serviços técnicos e comerciais da Eletrobras, explica que a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) impõe às distribuidoras de energia elétrica a aceitarem a fiação de telefonia nos postes. Contudo, ele esclarece que a instalação, manutenção e conservação da rede de telefonia é de competência exclusiva das operadoras de telefonia.

"O cabo de aço estava partido sob o solo, o motoqueiro se enroscou e provocou o acidente. O impacto foi tão violento que sacudiu toda a rede da Eletrobras naquele ponto. Se o cabo de telefonia já estava deteriorado, cabe exclusivamente à operadora de telefone que faça sua manutenção", explica Viana. 

Após o acidente, equipes da Eletrobras fizeram uma perícia técnica e identificaram a operadora de telefonia. "Não vamos citar o nome agora por uma questão técnica, mas estamos notificando a operadora para que sejam tomadas as providências devidas", explica Adail Viana, acrescentando ainda que os cabos de telefonia estão sempre abaixo da rede elétrica e comumente são fiações cobertas, com exceção do cabo de aço.

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com