Governo e prefeitura firmam convênio para construir novo aeroporto por PPPs

O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho firmaram um termo de cooperação técnica para buscar parcerias público-privadas para realização de algumas obras na capital como a construção de um novo aeroporto e a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT). 

“Estamos fazendo essa integração, essa parceria com a prefeitura porque com a escassez de recursos públicos, advindo desse momento de crise que estamos vivendo, temos que procurar alternativas para a construção do aeroporto e para o melhoramento do atual. Também vamos buscar, no setor de transporte, a inserção de metrôs e novos ônibus urbanos e rurais. Para isso, já há investimentos garantidos tanto pela prefeitura quanto governo, no PAC mobilidade, mas precisamos buscar no setor privado investimentos que venham a complementar esses projetos”, declarou Wellington Dias. 

O prefeito Firmino Filho destacou que esse é um momento de pensar em conjunto na gestão pública. Ele também citou a construção de um aeroporto em Teresina como uma ação prioritária em que os governos municipal e estadual devem buscar parcerias com o setor privado para que aconteça. 

Além disso, ele destacou que o convênio com o governo do estado buscará investimentos com a iniciativa privada, para a operacionalização do VLT em Teresina que deve ser feito de forma integrada com o sistema de transporte público urbano. 

“Outras alternativas que iremos buscar para o transporte é o fluvial, pois existem experiências em Recife que comprovam que ele pode ser utilizado em Teresina como mais um modal para o transporte urbano. Também queremos estabelecer parcerias na área do esporte para resolver a questão do Lindolfo Monteiro e do Verdão e vamos buscar ideias e inovar para que tudo possa ser feito”, afirmou Firmino. 

O termo foi assinado na manhã desta quinta-feira(09), no Palácio de Karnak com a presença de da superintendente da Suparc, Viviane Moura, o secretário de Saúde, Francisco Costa e o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),  Francisco Lima. 

 

Flash de Lyza Freitas Redação Caroline Oliveira redacao@cidadeverde.com