Aeroporto de Teresina terá 'conector' para aeronaves, garante Silas Freire

O deputado federal Silas Freire (PR) disse nesta sexta-feira (10) que conseguiu junto ao ministro dos Transportes, Maurício Quintela, um “conector” para aeronaves que será instalado no aeroporto de Teresina. Segundo ele, uma equipe técnica estará na capital já na próxima semana para realizar os estudos.

Denominado de Sistema Elo, o conector climatizado é projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

“Não teríamos problema na instalação, já que ele é móvel e é mais barato. Não precisaríamos colocar o embarque no primeiro andar. Embora eu esteja em transição de partido, mas o ministro Quintela, que é do PR, disse: Silas, eu não vou te dar os dois, já que o necessário seriam dois, mas um eu te prometo um na mais rápida urgência”, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

O parlamentar acredita que em abril o Elo já esteja instalado em Teresina. “A equipe deve chegar na segunda-feira, já que tem que fazer um estudo para saber como vai instalar. Vamos cobrar”, disse.

Segundo a Infraero, a tecnologia é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo.

Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos. A tecnologia é totalmente nacional e foi desenvolvida pelas equipes técnicas da Infraero, em conjunto com a empresa gaúcha Ortobras, especializada em produtos de acessibilidade.

Foto: Roberta Aline

O Sistema ELO está presente nos Aeroportos de Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Joinville (SC). O Aeroporto de Londrina (PR) está em fase de implantação.

Foto: Elio Sales/SAC

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com