Projeto de Elmano Férrer aumenta rigor na segurança de veículos

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) apresentou um projeto de Lei que visa garantir mais segurança nos automóveis vendidos no país. A proposta determina que somente poderão ser comercializados os modelos de veículos que tenham alcançado resultados mínimos em testes de impacto, conhecidos como crash tests.

Elmano Férrer afirmou que o Brasil cerca de 45 mil pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito, sendo o quarto país com mais mortes. “Com esse projeto, pretendemos garantir mais segurança aos condutores e passageiros”, justificou o senador.

O Projeto de Lei de Senado, PLS 152/2017, determina que a partir de 1º de janeiro de 2019 todos os veículos novos à venda no Brasil devem ser submetidos a testes de impacto apropriados, que avaliarão a sua segurança ativa e passiva.

Para o senador Elmano Férrer, a melhor forma de testar a segurança de um veículo nos dias de hoje é por meio de testes de impacto. “Essas avaliações simulam acidentes dos mais variados tipos, analisando os danos causados ao motorista e aos passageiros do automóvel , além de danos ao pedestre, estabilidade do carro e sua segurança em casos de colisões frontais, laterais ou perda de controle”, afirmou.

Esses testes devem ser patrocinados pelas montadoras de veículos e os seus resultados amplamente divulgados pelas próprias montadoras, com a pontuação do modelo exibida em campanhas de publicidade do mesmo, além do site oficial. Já no caso de veículos importados, a critério do CONTRAN, poderão ser aceitos testes consagrados internacionalmente ou do país de origem do veículo.

Da Redação redacao@cidadeverde.com  

Tags: Elmano