Em Porto Alegre, senadora Regina Sousa debate mulheres na política

A senadora Regina Sousa (PT-PI) está entre as três parlamentares escolhidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para abrir a primeira edição deste ano do Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa. O tema desta noite é Mulheres no Poder - Os desafios nos espaços da política. Além da parlamentar piauiense, estarão presentes a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a senadora uruguaia Constanza Moreira, da Frente Ampla. O debate acontece nesta segunda-feira (22), às 18h30, no Teatro Dante Barone.

O Fórum dos Grandes Debates pretende apresentar visões diferentes sobre o poder. Também estarão em discussão as mulheres e os eixos de empoderamento que passam pela política e a violência contra a mulher. A própria Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, somente após 180 anos de história, elegeu, no ano passado, a primeira mulher para a sua presidência.

“Discutiremos as dificuldades que enfrentamos para ocupar postos nos espaços de poder. A mudança envolve todo um processo de educação, pois a mulher brasileira foi educada para a casa, enquanto os homens foram educados para a rua, para o espaço público. As mulheres não são menos capazes, somos vítimas de uma cultura construída ao longo dos anos. Precisamos entender que a participação das mulheres na política não é uma coisa boa apenas para as mulheres, é uma coisa boa para o Brasil e para o mundo da política”, disse.

O convite para Regina participar do debate deve-se à sua trajetória de vida: de origem rural vinculada às trabalhadoras quebradeiras de coco, aos 28 anos iniciou uma forte militância no movimento sindical e, aos 64 anos, chegou ao Senado Federal, depois de exercer o cargo de secretária de Administração do Piauí.

Da Redação (Com informações da Assembleia Legislativa de Porto Alegre).

 

Tags: Regina Sousa