O que causa irritação na pele?

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Além disso, em alguns casos a alergia na pele pode levar a outros problemas como angioedema alérgico por exemplo. A alergia na pele pode ter diferentes causas como alergia ao desodorante, a medicamentos, ao sol, a picadas de insectos ou mesmo ao alergia ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina por exemplo, indicados pelo dermatologista.

Os principais sintomas de alergia na pele incluem: Coceira; Vermelhidão; Descamação; Irritação; Presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas. Estes sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. Dessa forma, deve-se tentar lembrar dos objetos ou substâncias que estiveram em contato com a região nos útltimos 3 dias, para tentar achar uma causa. Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves como dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante ir rapidamente no pronto socorro ou chamar o SAMU.

O que pode causar a alergia A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem: Picadas de insetos; Suor; Bijuteria; Intoxicação alimentar; Medicamentos ou a alimentos; Plantas ou pelos de animais; Roupas, cintos ou a alguns tipos de tecido como lã ou jeans; Substâncias ou materiais irritantes como detergente, sabão de lavar roupa, produtos de beleza e cosméticos, maquiagem, shampoo, desodorante, gel de banho, sabonete, cera ou mesmo ao creme depilatório. A alergia na pele pode-se manifestar-se causando diversos sintomas, sendo muito importante conseguir identificar a causa da alergia para que esta possa ser evitada.

Fonte: Tua Saúde