Representantes de terreiros recebem máquinas para confecção de vestuário africano

As comunidades de matrizes africanas em Teresina poderão expandir a produção e mercado local de vestimentas típicas. Nesta quarta-feira (19) a Prefeitura de Teresina entregou máquinas de costura para 20 destes grupos.

Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para a realização de cursos de capacitação profissional em confecção de vestuário para o público beneficiado pelo projeto. O investimento é uma forma de garantir a produção e a comercialização das peças com mais qualidade para que sejam revendidas e aqueçam o mercado do setor.

O convênio está sendo celebrado através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e a Fundação Wall Ferraz, realizado entre o município e a Fundação Banco do Brasil, conhecido como Projeto Sustentabilidade de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

De acordo com o secretário Ricardo Bandeira, da SEMEST, a iniciativa vai beneficiar diretamente cerca de 200 pessoas. "Serão cinco máquinas e quatro mesas de costuras que serão entregues a 20 comunidades", disse. 

Receberam as máquinas durante a solenidade, a Tenda Espírita de Umbanda Pai Joaquim D’angola, representada pelo Pai Willame de Gum; Ilê Oya Tadê, na pessoa do Pai Adilton; Tenda São Francisco das Chagas, da Mãe Fátima de Oxossi; Tabernáculo de Iansã, representada pela Mãe Rutinéia e a Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara, da Mãe Eufrazina.

 

 

Flash Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com