Delegacia ambiental vai reprimir com efetividade, diz governador

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira(10), da inauguração da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Dias destaca que a implantação da especializada é um marco histórico no combate a crimes ambientais no Piauí. 

O governador assegura que a delegacia é de extrema importância e vai reprimir com efetividade os maus tratos aos animais e os ataques ao meio ambiente em geral.

“O objetivo é formar uma estrutura no Piauí interior de combate a esses crimes. Já temos brigadas em São Raimundo Nonato, Piripiri e a ideia é fortalecer o combate desses crimes de Norte ao Sul do Estado”, afirma o governador. 

Também na solenidade de inauguração o governador destinou viaturas e motocicletas para o combate aos crimes ambientais  na região dos Cerrados do Piauí. Foram contemplados os municípios de Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. 

A delegada titular da nova delegacia, Bruna Fontenele, explica que serão apuradas denúncias de crimes ambientais ocorridos em Teresina e no interior do Piauí. As acusações serão feitas através de boletim de ocorrência ou por telefone, que em breve será divulgado. 

Uma das representantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), Jane Hadad, acredita que a delegacia terá muito trabalho pela frente. De acordo com número da Organização Não Governamental, uma média de 15 denúncias de maus tratos a animais é feita diariamente à instituição. 

“Estamos felizes porque a implantação dessa delegacia é uma reinvindicação antiga nossa. Ainda temos que entender como ela irá funcionar, mas de antemão, reconhecemos que um passo muito importante para o combate aos crimes ambientais”, pondera Jane. 

A delegacia vai funcionar junto ao Núcleo de Educação Ambiental, que também passou por reforma. O prédio da especializada é instalado ao lado do Parque Nova Potycabana. 

?????Telefone fixo da Delegacia de Protecao ao Meio Ambiente: 3230-2025

Izabella Pimentel redacao@cidadeverde.com