Palestra sobre memórias da cidade marca aniversário de Teresina na Câmara

Uma palestra que expôs um histórico detalhado sobre a cidade de Teresina marcou a comemoração do aniversário da capital na Câmara de Teresina nesta quinta-feira (16), quando a cidade completa 165 anos. 

O ex-vereador de Teresina e secretário geral da Academia Piauiense de Letras, Herculano Moares, ministrou a palestra em que destacou as memórias, fases, ciclos e conquistas que a capital vivenciou, assim como os dilemas nos quais está inserida. “Vamos tratar um pouco da memória da cidade, o que foi, o que o conselheiro Saraiva, (fundador da cidade) quis e fez, os símbolos que a cidade viveu em determinados momentos, a construção da igreja, a João Isidoro França delineando o que seria uma cidade toda elaborada pré-estabelecida e também entrar um pouco no que consideramos  como temas cruciais principalmente hoje em dia como a questão da segurança pública, que não sabemos qual alternativa que a cidade vai tomar para melhorar e humanizar a própria sociedade sobre esse ponto de vista da segurança”, esclareceu o ex-vereador.

O palestrante também destacou a problemática do trânsito. “Temos também outro grande dilema que é o trânsito, que é muito complexo. Todo dia aparecem centenas de carros para irem para as ruas e acho que os gestores do trânsito tem a maior dificuldade para estabelecer critérios e regras”

Além disso, Herculano salientou sobre as conquistas que a cidade teve a partir da década de 70, com a chegada da era tecnológica.

O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (PSDB) destacou que o aniversário deve ser visto sempre com otimismo. “Para nós é uma felicidade podermos fazer parte do aniversário de Teresina, uma história de grandes lutas, mas também de grandes conquistas. Essa casa não poderia fazer diferente e hoje homenagear a cidade e principalmente homenagear a todos que fazem dessa cidade o melhor lugar de se viver e de construir sua família. 

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com