Governo antecipa abertura de presídio para transferir presos da Central

 

A superlotação nos distritos policiais fez com que o Governo do Estado antecipasse a abertura da Penitenciária Regional Nelson Mandela, em Campo Maior.  Na madrugada de hoje, 15 presos da Capital foram transferidos. 

"O presídio é moderno e seguro e vem  reforçar uma política nossa de aumento de vagas no sistema prisional, pois observamos ano a ano, um crescimento do número de presos  e queremos garantir a ordem pública", disse Daniel Oliveira, secretário de Justiça do Piauí.

Ontem (13), o Sindicato dos Delegados do Piauí (Sindepol) denunciou a situação da Central de Flagrantes. No local foram encontrados 67 presos abrigados. A orientação era para que as as operações policiais em andamento fossem suspensas  para que não houvesse mais prisões. 

Paralelo a essa situação, os agentes penitenciários do Estado estão em greve e a custódia dos detentos está sendo garantida por policiais militares. 

A nova unidade penal tem capacidade de 180 vagas. A antecipação da inaguração do presídio, de acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, garante a continuidade do protocolo de segurança do sistema prisional.

"Continuaremos trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública e o Comando Geral da Polícia Militar, para cumprir as ordens judiciais e o recebimento e custódia de detentos. Se tiver que prender, a Polícia vai prender e vamos receber os detentos, pois os interesses da sociedade estão sempre em primeiro lugar", garante Daniel.

O gerente do presídio será o capitão da Polícia Militar Thanack Hitler da Silva Costa. 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com