Miguel Alves: Casa abandonada passa por transformação e vai sediar ONG

Uma casa abandonada no município de Miguel Alves, a 110 km de Teresina, foi totalmente transformada e deu lugar a um centro cultural “vivo” que sedia hoje a ONG Viva Vida. Totalmente revitalizada, a nova sede está respirando alegria com artes grafitadas por todas as paredes.

Com a ajuda de um incansável trabalho voluntariado, após uma reforma que começou em fevereiro, a inauguração do Espaço Cultural Coco Babaçu vai acontecer no dia 27 de outubro, com uma vasta programação cultural, que terá apresentações de dança, teatro, música,de humor, dentre outras atividades. 

A iniciativa da criação da ONG surgiu em 2015, de um pequeno grupo de voluntários, - que agora já são mais de 150 -, engajados com uma causa social que busca à valorização do ser humano de classes sociais mais baixas e o seu pleno acesso aos mais diversos tipos de expressão cultural. 

A presidente da Viva Vida, Conçeição Torres, diz que o espaço realiza constantemente movimentos e apresentações e desenvolve projetos culturais com crianças, adolescentes, mulheres e ex-detentos. Ela fala sobre a idealização do projeto.

“Miguel Alves é uma cidade muito pobre, onde há pessoas muito pobres, então foi uma forma que eu vi de ajudar essas pessoas e fazer com que elas tivessem acesso a cultura, de várias formas. Porque eu sei, por exemplo, que uma aula de dança, ela pode promover um “up” na vida de alguém, ela pode fazer com que a autoestima de alguém melhore. E é isso que a gente busca.  

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com