“Queremos atuar antes do prejuízo”, diz ministro em evento do TCU no PI

O Tribunal de Contas da União (TCU) está atuando em parceria com diversos órgãos para fortalecer o Controle Externo no país para atuar preventivamente ao possível desvio de recursos públicos. Nesta segunda-feira, o TCU inaugurou em Teresina, a Secretaria de Controle Externo do Piauí. O novo órgão promete mais agilidade na análise de processos.

“Esse é um caminho que estamos trilhando na perspectiva de um novo controle externo. Nós não queremos ser analistas de jogos passados, nós queremos a prevenção. Atuar antes, não após o prejuízo feito”, disse o ministro do TCU, Aroldo Cadrez, que representou o presidente do tribunal na solenidade, Raimundo Carreiro. 

Cadrez destacou ainda a busca efetiva de um “Tribunal Uno” usando a tecnologia em benefício da sociedade e do controle externo para maior agilidade na fiscalização. “Estamos tentando mostrar para o Brasil e o mundo um novo modelo de controle externo. Não queremos chegar já depois dos prejuízos já acontecidos. Estamos propondo ao mundo e isso é inédito dentro do TCU. O modelo está sendo aceito por todos os órgãos do controle externo no mundo. O sistema é muito mais preditivo”, destaca.

Sobre a fiscalização, ele ressaltou a necessidade de participação da sociedade com o compartilhamento de informações. “Nós precisamos de um país 100% digital para melhorar a administração pública. 40% da força do TCU estava sempre dedicada ao controle dos repasses voluntários dos repasses da União para estados e municípios”, finaliza.

Flash Carliene Carpaso redacao@cidadeverde.com 

Tags: TCU