Arnica trata escoriações, equimoses (arroxeados), inchaços e distensões de musculatura

Para que serve Seu nome científico/botânico é Arnica montana. Essa planta medicinal normalmente é utilizada para o tratamento de escoriações, equimoses (arroxeados), inchaços, distensões de musculatura, dores das articulações e até mesmo para garganta inflamada.

Repleta de Compostos É uma planta repleta de substâncias em sua composição. Dentre os principais compostos presentes na planta estão actonas, flavonoides, taninos, resinas, ceras, inulina, carotenoides e, principalmente, determinados óleos essenciais como triterpenos e arnidiol.

Como usar? Uma poderosa planta medicinal amplamente utilizada para preparos homeopáticos. Existem várias formas de utilizar essa poderosa planta. Entre as principais eu cito:

Pomada; Gel; Óleo; Tintura. A seguir mostrarei como se dá o uso desses diferentes preparos contendo a planta em suas composições.

Pomada A pomada feita com base na planta é feita usando extrato das flores verdes de arnica. Esse tipo de produto é amplamente vendido e facilmente encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Utiliza-se a pomada de modo tópico, aplicando-a sobre hematomas, locais que sofreram algum tipo de contusão ou traumatismo, dores musculares específicas e para o alívio de dores provenientes de artrite ou artrose. Para melhores resultados, recomenda-se a aplicação da pomada ao menos três vezes ao dia sobre o local afetado.

 

Principais Benefícios

Dentre os principais benefícios que ela pode trazer aos seus usuários estão:

Combate à artrite reumatoide O poder anti-inflamatório da planta é capaz de minimizar as dores ocasionadas por essa doença de origem inflamatório que acomete muitas pessoas. O gel diminui a rigidez muscular, aliviando as dores e sintomas desse temido problema de saúde.

Diminui os efeitos da fibromialgia Amplamente conhecida por causar dores terríveis nas pessoas, a fibromialgia pode ser controlada com o uso da planta. Dependendo do estado do paciente, pode-se utilizar a pomada, gel, óleo e até mesmo a tintura de arnica.

Promove hidratação da pele A aplicação de arnica sobre a pele estimula a dilatação dos vasos sanguíneos subcutâneos, isso aperfeiçoa a microcirculação e favorece a hidratação da pele.

Crescimento capilar e eliminação da caspa Por promover aumento da microcirculação cutânea, ela favorece o crescimento dos cabelos e elimina as caspas. É relativamente comum encontrar shampoos e cremes capilares que contenham a planta.

 

Fonte: Dr. Rocha