Na Alepi, governador fala de "milagre" e comemora 100% do Piauí com ensino técnico

Fotos: Wilson Filho/Cidadeverde.com

 

Ao ler a mensagem na abertura do ano Legislativo estadual, o governador Wellington Dias (PT) considerou "um milagre" o Estado conseguir se desenvolver com os investimentos e não entrar em colapso. Dias destacou em seu discurso as áreas da Educação, Cultura e combate as drogas.

Wellington Dias destacou que o ano de 2017 foi de grandes dificuldades, mas o governo conseguiu manter o equilíbrio econômico à custa de muito trabalho. 

“Foi praticamente um milagre termos mantido porque foi um ano de muitas dificuldades financeiras, e ainda assim conseguimos manter o equilíbrio econômico". 

Segundo o governador, 100% dos municípios piauienses estão com ensino técnico o que caracterizou como feito histórico. Outra comemoração de Wellington Dias foi de anunciar que o ensino superior chegará a todos os municípios do Estado ainda este ano.

"O ensino superior já chegou a 162 municípios e em junho vamos realizar vestibular e teremos os 224 cidades com ensino superior. Que Estado e província do mundo tem isso? nenhuma. Vamos descontar o tempo atrasado", disse.   

Governador lembrou que um aluno de escola pública foi o 1º lugar de Medicina, além citar várias outras conquistas. "Isso faz uma diferença, com certeza será o primeiro da família a colocar os pés em uma universidade".

Ao falar na tribuna, Wellington Dias disse ainda que se emocionou com a piauiense Luana Alessandra Roeder que é a primeira negra diplomata no Itamaraty. "Quem não se emociona com uma história dessas".

Segundo o governador, as ações do Estado devem beneficiar a todos, ricos, mas prioritariamente os mais pobres. Ele ressaltou que é preciso crescer o PIB, a renda do piauiense e investir no empreendedorismo.  

Wellington Dias ressaltou os pontos que irá focar este ano. “Vamos apostar na iniciativa privada, com o investimento em mais PPPs. Também vamos investir em uma integração das políticas de segurança, fazendo uma interligação dos órgãos envolvidos para o trabalho nesse sentido, com o objeto de diminuir o número de crimes, homicídios. E também vamos fortalecer a área social, como por exemplo melhorar e aumentar o tratamento aos dependentes químicos”, observou. 

O governador falou também que já foi um grande avanço terminar o ano com um saldo positivo de empregos, mesmo com a crise econômica e que vai continuar fazendo investimentos em obras essenciais. “Foi um ano de grandes deficiências, mas seguimos e vamos continuar fazendo investimentos”.

 

Flash Lyza Freitas e Yala Sena redacao@cidadeverde.com