Firmino decreta emergência em Teresina por 90 dias e redobra atenção em áreas

O prefeito Firmino Filho (PSDB) decretou no final da manhã desta sexta-feira (13) situação de emergência em Teresina por um período de 90 dias. 

As fortes chuvas e a elevação do nível dos rios Poty e Parnaíba causam transtornos na cidade com alagamentos e ameaças de desabamento de residências. 

Segundo a prefeitura, a regiões Leste, Norte e Sudeste apresentam mais pontos de alagamentos. Cerca de 250 famílias estão desabrigadas.O documento será publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (13).

Os bairros mais atingidos até o momento são Vila Verde, Vila Pantanal, Conjunto São Paulo, Vila da Guia, Todos os Santos e Vila Washington Feitosa. 

O decreto autoriza a convocação de voluntários para reforço das ações assistenciais, coordenadas pela Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), com objetivo de atender à população atingida pelas chuvas. Muitas estão desabrigadas ou perderam bens. 

A Defesa Civil do município disponilibiza o número de telefone 153 para que pessoas  pediram auxílio ou tirarem dúvidas. Há também o número do Corpo bombeiros, 193, funciona 24 horas para quem estiver precisando de auxílio  em risco de alagamento.

O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) das 6h desta sexta-feira(13) prevê um aumento de dois centímetros nas águas do Parnaíba. Em Teresina, o Rio deve atingir 498 centímetros da régua de medição, sendo 4m e 98cm, ainda na cota de atenção e em Luzilândia, já no nível de inundação, aumenta para 551 cm, ou seja, 5m e 51cm.

Flash Yala Sena (Com informações da PMT) redacao@cidadeverde.com