Ao lado da família, Obama chega cedo para votar

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, chegou cedo ao colégio onde vota, em Chicago, para declarar seu voto na corrida presidencial americana. O senador por illinois chegou às 7h36 (11h36 no horário de Brasília), ao lado da mulher Michelle, e das filhas, Malia, 10, e Sasha, 6.

"Eu votei", disse, ao segurar o comprovante da votação. "A jornada acaba, mas votar com minhas filhas, isso foi um grande negócio", completou, mais tarde, aos repórteres.

Obama e Michelle votaram em urnas colocadas lado a lado no pátio do colégio Shoesmith, em Hyde Park, sul de Chicago. As suas filhas acompanharam de perto o voto dos pais, embora Malia parecesse se divertir mais, pulando e conversando com os pais durante todo o processo.

Obama conversou com a mulher durante a votação, que inclui não apenas sua disputa com o republicano John McCain, mas também a renovação da Câmara dos Deputados, 35 membros do Senado, além de referendos e governadores para 11 Estados do país.

A região onde Obama votou foi protegida por seguranças, que não permitiram muita proximidade da imprensa.

O senador democrata cumprimentou os funcionários eleitorais do colégio e conversou brevemente com eles, enquanto aguardava o seu comprovante de votação. Ao recebê-lo, ele e Michelle posaram para fotos e foram cumprimentar os eleitores e curiosos presentes na sala.

Embora a campanha presidencial tenha acabado oficialmente nesta segunda-feira, o democrata deve visitar ainda Indianápolis, em Indiana, para um ato público. Depois, voltará a sua cidade para acompanhar a votação.

Na noite desta segunda-feira, Obama encerrou a campanha com um emocionado discurso em homenagem à avó, que morreu ontem, aos 86 anos em Honolulu, no Havaí, de câncer.

"Alguns de vocês ouviram que minha avó, que ajudou a me criar, morreu na manhã de hoje", disse Obama. "Ela foi para casa. Ela morreu em paz, durante seu sono, com minha irmã ao seu lado. E então há grande alegria, assim como lágrimas. Eu não vou falar sobre isso por muito tempo, porque é difícil".

Os jornalistas da rede de televisão CNN, que mostrou a imagem de Obama votando ao vivo, comentaram que o democrata não se mostrou abatido durante a votação.

Já a rádio WBBM, de Chicago, destacou a diferença entre o voto de hoje de Obama e a última vez que ele compareceu ao colégio, em 5 de fevereiro, para as primárias democratas estaduais. "As chances mudaram muito desde então. A última vez que ele votou, ele deu uma entrevista exclusiva ao editor do jornal da escola", escreve a rádio, em seu site.

Fonte: Folha

Tags: