Brasileiro de Jiu-Jitsu chega ao fim e registra mais de sete mil atletas

Campeonato Brasileiro 2018 da CBJJ chegou ao fim neste domingo (6), com a aguardada disputa dos faixas-pretas. Ao todo, mais de sete mil atletas passaram pelo ginásio José Corrêa, em Barueri, São Paulo, em oito dias de torneio. 

Lucas Hulk eliminou Rudson Mateus (quimono branco) no caminho até a final do peso-aberto (Foto: IBJJF/Divulgação)

As esperadas finais dos absolutos acabaram não acontecendo. Tayane Porfírio, campeã pesadíssimo, e Cláudia do Val, dos pesados, fecharam a decisão e o título ficou com a atleta da Alliance, que finalizou Luzia Santana, com um estrangulamento na categoria, confirmando o ouro duplo.

Já no masculino, Victor Honório teve infecção intestinal e febre, o que forçou a sua saída da decisão. O próprio lutador relatou o problema nas redes sociais. O título do absoluto foi para Lucas Hulk, que compareceu ao tatame e teve o nome anunciado como vencedor.

No mais, outros grandes nomes do Jiu-Jitsu agitaram os fãs de arte suave. Nicholas Meregali, Fellipe Andrew e Rudson Mateus foram os principais destaques entre os homens, com finalizações afiadas. Já entre as mulheres, Bia Basílio, Carina Santi e Jéssica Flowers, que finalizou Fernanda Mazzelli, também levantaram o público.

Rudson, Andrew e Meregali roubam a cena 

Na categoria dos galos, Cleiton Soares levou a melhor sobre Willian Oliveira, enquanto na categoria dos plumas Hiago George e José Tiago fecharam. Já nos penas, Rafael Mansur e Gianni Grippo fizeram uma verdadeira batalha e a luta foi decidida para o brasileiro, na decisão dos árbitros. Nos leves, Yan Pica-Pau se sagrou campeão ao bater Jhonny Loureiro.

Nos médios, Marcos Tinoco derrotou Yago Sousa para ficar com o título. Já nos meio-pesados, Rudson Mateus teve uma excelente atuação. Após Horlando Monteiro abrir 2 a 0, o lutador da Caio Terra raspou, pegou as costas, teve tranquilidade para encaixar o mata-leão e garantir o título. Já nos pesados, Dimitrius Souza ao tentar estourar a guarda de Fellipe Andrew, acabou deixando o pé e foi finalizado com uma leg lock.

Entre os super-pesados, Nicholas Meregali impôs um ritmo muito forte na luta e rapidamente estava em posição de superioridade sobre Igor Tigrão no chão. Não demorou para o gaúcho ajustar o estrangulamento e confirmar a medalha dourada. Nos pesadíssimos, Felipe Augusto finalizou Otávio Serafim com um estrangulamento.

Flowers, Santi e Bia Basílio se destacam 

Pela categoria peso-pluma, Alliny Karen levou a melhor sobre Cristina Zakka, enquanto nos leves o ouro ficou Bia Basílio, que derrotou Ana Carolina Schmitt. Já na divisão dos médios, Éricka Wannessa superou Renata Marinho. Pelos meio-pesados, Carina Santi dominou Rafaela Pires e fechou a luta com uma finalização por estrangulamento.

Na classe dos pesados, Cláudia do Val dominou o confronto, impôs o seu jogo e derrotou Fabiana Ferrari, que tentou reagir, mas sem sucesso. Pela categoria dos super-pesados, Fernanda Mazzelli começou a luta tentando passar a guarda de Jessica Flowers. No entanto, a atleta da Gracie Barra, com toda sua explosão, conseguiu uma raspagem, foi para montada e fechou a luta com uma chave de braço.

Confira os resultados da faixa-preta adulto: 

Feminino:

Peso-Galo: Liliane Lima derrotou Aurlinda Queiroz por W.O  Peso-Pluma: Alliny Karen finalizou Cristina Zakka com um ezequiel  Peso-Leve: Bia Basílio derrotou Ana Carolina Schmitt por 4 a 0 nas vantagens  Peso-Médio: Éricka Wannessa finalizou Renata Marinho com um estrangulamento  Peso-Meio-Pesado: Carina Santi finalizou Rafaela Pires com um ezequiel  Peso-Pesado: Cláudia do Val derrotou Fabiana Ferrari por 2 a 0 nas vantagens  Peso-Super-Pesado: Jessica Flowers finalizou Fernanda Mazzelli com uma chave de braço  Peso-Pesadíssimo: Tayane Porfírio finalizou Luzia Santana com um esntragulamento  Absoluto: Tayane Porfírio e Cláudia do Val fecharam

Masculino

Peso-Galo: Cleiton Soares derrotou Willian Oliveira 2 a 0 nas vantagens  Peso-Pluma: Hiago George e José Tiago fecharam  Peso-Pena: Rafael Mansur derrotou Gianni Grippo na decisão dos árebitros  Peso-Leve: Yan Pica-Pau derrotou Jhonny Loureiro por 2 a 0 nos pontos  Peso-Médio: Marcos Tinoco derrotou Yago Sousa por uma punição  Peso-Meio-Pesado: Rudson Mateus finalizou Horlando Monteiro com um mata-leão  Peso-Pesado: Fellipe Andrew finalizou Dimitrius Souza com uma chave de pé  Peso-Super-Pesado: Nicholas Meregali finalizou Igor Gregório com um entrangulamento  Peso-Pesadíssimo: Felipe Augusto finalizou Otávio Serafim com um estrangulamento  Absoluto: Lucas Hulk derrotou Victor Honório por W.O

Fonte: Lance