Teresina tem grande demanda e vacina da gripe esgota em vários postos

A grande demanda por vacina da gripe em Teresina neste sábado (12) fez muita gente voltar pra casa sem se imunizar. Em vários postos de diferentes regiões as doses acabaram antes do meio dia. O desabastecimento aconteceu em unidades de saúde da Primavera, São João, Cristo Rei, Cabral, dentre outras. No Hospital da Primavera, por exemplo, só crianças eram vacinadas. Na capital, 32 salas de vacina abriram hoje por conta do Dia D de vacinação contra a gripe.

O público alvo da campanha contra a gripe é formado por pessoas maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional precisam se vacinar.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), devido à grande procura, problemas pontuais de abastecimento podem acontecer. "As equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde estão a postos para resolver todos os eventuais contratempos", informa a FMS.

Neste sábado, a vacina pode ser tomada até 17h. A FMS alerta que a campanha só termina no dia 1º de junho, desta forma, quem não conseguiu a imunização hoje pode se dirigir a qualquer sala de vacina durante a semana.

"As doses disponibilizadas no dia D da campanha de vacinação contra a gripe são fornecidas pelo Ministério da Saúde, responsável pela logística de envio. A Secretaria Estadual de Saúde é responsável em fornecer as agulhas para aplicação das doses e a Fundação Municipal de Saúde é responsável pelo armazenamento, distribuição e aplicação das doses na população. Teresina já recebeu 148 mil doses de vacina desde o início da campanha, no dia 23 de abril. Para o dia D, foram enviadas 22 mil doses pelo Ministério da Saúde, que foram distribuídas em 32 salas em todas as zonas da cidade", esclareceu a FMS em nota.

A vacina protege contra os vírus influenza A cepa H1N1, A cepa H2N3 e influenza B. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já registrou 32 casos confirmados de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1. Uma pessoa morreu.

Veja a lista de salas de vacina em Teresina:

ZONA NORTE UBS Cecy Fortes  UBS Santa Maria da Copidi  UBS Adelino Matos  UBS Poty Velho  Hospital da Primavera  UBS Antonio Noronha  Hospital do Buenos Aires  UBS Cidade Verde  UBS Jacinta Andrade I 

ZONA LESTE UBS Piçarreira  UBS Vila Bandeirante  UBS Santa Bárbara  UBS Planalto Uruguai  Hospital do Satélite  UBS Planalto Ininga  UBS Taquari 

ZONA SUDESTE UBS Renascença  UBS Todos os Santos  UBS Alto da Ressurreição  Hospital do Dirceu  UBS São João  UBS Nossa Senhora da Guia  UBS Dr Carlos Alberto 

ZONA SUL UBS Saci UBS Irmã Dulce  UBS Cristo Rei  UBS Vila da Paz  UBS Vamos ver o Sol  Hospital do Parque Piauí  Hospital do Promorar  Centro Pedro Arrupe UBS Portal da Alegria Centro Social Pedro Arrupe (Rua Valdivino Tito, 1101 – Vermelha/ Próximo ao Colégio Paulo Ferraz)

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com