Cristiano Ronaldo supera Puskás como maior artilheiro europeu em jogos internacionais

Fotoarena/Folhapress

 

RODRIGO MATTOS MOSCOU, RÚSSIA (UOL/FOLHAPRESS)

O atacante Cristiano Ronaldo se tornou nesta quarta-feira (20), com gol marcado na vitória de Portugal por 1 a 0 contra o Marrocos, o maior artilheiro europeu em jogos internacionais da história, com 89 tentos pela seleção portuguesa.

O camisa 7 de Portugal, que tem 151 partidas desde que estreou com a camisa de seu país, em 2003, superou Ferenc Puskás, que marcou 88 gols em 89 jogos pelas seleções da Hungria e da Espanha nos anos 50 e 60.

Em Copas do Mundo, o desempenho de Ronaldo era discreto. Tinha disputado 13 partidas de Copas, na Alemanha, África do Sul e no Brasil, e marcado apenas três gols. Somando suas atuações, tinha 1114 minutos, com uma média de menos de um gol a cada quatro jogos.

Na Rússia, seu desempenho tem sido arrasador e de todos os jeitos. Na estreia diante da Espanha, fez gol de falta, pênalti e em chute de fora da área. Diante de Marrocos, assinalou um de cabeça aos 4min de jogo, isto é, precisou de menos de 100 minutos incluídos os acréscimos para chegar a quatro.

O alemão Klose tinha marcado quatro gols em duas rodadas na Copa-2002. Isso graças a uma goleada de 8 a 0 da Alemanha diante da Arábia Saudita. Klose é o maior artilheiro da história das Copas, com 16 tentos.