Procissão das Sanfonas completa 10 anos e celebra Expozaga

A procissão das Sanfonas, que está completando 10 anos de realização em Teresina, iniciou com concentração na Praça Saraiva, no Centro, às 15h40. O padre Antônio Cruz fez a convencional benção das sanfonas, na Igreja Nossa Senhora das Dores e a procissão seguiu até o museu do Piauí, também na região central da capital. 

O tradicional evento que homenageia o artista Luiz Gonzaga, lembrando o dia de sua partida, todos os anos reúne sanfoneiros, artistas, amantes do baião, fãs de 'Gonzagão', dentre outros simpatizantes. Em 2018, o encontro celebra os 29 anos de morte do Rei do Baião.

Segundo o idealizador do evento, Wilson Seraine,  a cada ano algum personagem é homenageado. 

“Esse ano a homenagem é dos 10 anos de procissão e da Expozaga, que nos espera no museu do Piauí. São 10 anos de trajetória que já virou tradição na cidade de Teresina e no Brasil. Hoje temos cerca de 40 sanfoneiros, dentre eles, sete são mulheres e isso é muito interessante. Quando a gente começou não tinha nenhuma mulher”, falou Wilson.

Herculano Celestino disse que acompanha a procissão há mais de 5 anos. "Acompanho tocando na sequência do triângulo de Luiz Gonzaga. Foi através do meu pai que aprendi, vendo ele acompanhar e ouvir as musicas de Luiz Gonzaga. Desde então eu fabrico e participo de tudo que envolve Luiz Gonzaga” 

Flash Catarina Malheiros (Especial para o Cidadeverde.com) Da Redação, Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com