Prefeito Agenilson inaugura UBS na zona rural de Patos do Piauí

Três novas Unidades Básicas de Saúde foram construídas na zona rural do município de Patos do Piauí, fortalecendo a Atenção Básica, considerada como porta de entrada do SUS. O objetivo da gestão do prefeito Agenilson Teixeira Dias é descentralizar os serviços de saúde pública, visando oferecer mais acessibilidade à população, aproximando dos lugares onde vivem as pessoas.

Nesse projeto, somente na construção das três UBS nas comunidades de Morro da Onça, Saco da Serra e Umbuzeiro, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão de reais, recursos oriundo de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde.

Na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito Agenilson e a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia de Sousa Pires Rodrigues, a Pretinha, entregaram a primeira Unidade, na comunidade Morro da Onça, distante cerca de 23 km da cidade e 8 km do povoado Cajueiro.

De acordo com a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a nova UBS foi denominada de Miguel Raimundo de Carvalho e vai acolher a equipe multiprofissional em saúde da família, formada por médico, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que irão atender a pelo menos 133 famílias, abrangendo, além de Morro da Onça, também as comunidades Aroeira e Lagoa das Pedras. “A UBS é ampla e recebeu equipamentos novos e modernos, visando uma prestação de serviços com mais eficiência e o mesmo nível de qualidade que oferecemos na cidade”, disse.

O prefeito Agenilson, médico de carreira que por muitos anos atuou no Programa de Saúde na Família, definiu oferta de espaços adequados como de fundamental importância para a prestação do serviços de saúde com qualidade e eficiência. “O atendimento aqui era feito de forma precária, num colégio, sem o ambiente adequado para examinar uma grávida. Agora os profissionais terão o espaço e os equipamentos necessários para que seja feito, por exemplo, um exame obstétrico em uma gestante de forma satisfatória. Como também, o serviço odontológico. Tudo que é feito na sede, será feito aqui no Morro da Onça.”, disse.

 

Fonte: cidadesnanet