Sem-tetos levam produtos para frente do TJ tentando evitar despejo

Trabalhadores rurais do povoado Brejo, do município de Nazária, estão em frente ao Tribunal de Justiça com produtos como manga, arroz e macaxeira, para sensibilizar os desembargadores e evitar o despejo da área. 

O ato está sendo organizado pelo Movimento dos Sem Terra e da Associação de Trabalhadores e Produtores da Agricultura Familiar. 

Cerca de 250 famílias moram no local há quatro anos e estão em frente ao TJ mostrando que a área é produtiva e tem função social. Os produtos plantados e levados pelos agricultores ao tribunal foram: manga, milho, arroz, abóbora, macaxeira e puba.

O presidente da Associação, Gilvan Firmino da Silva, disse que a área tem 1.224 hectares e que o Incra decretou como improdutiva e eles estão provando que é produtiva. 

“Existe uma liminar do desembargador Brandão com ordem de despejo e queremos que o Tribunal reveja isso, já que o juiz da 5ª Vara Cível deu uma liminar para o despejo, no entanto, ao tomar conhecimento da situação da terra, ele revogou a decisão”, disse Gilvan Firmino.

Romualdo Brasil, do movimento Resistência Camponesa, disse que vai tentar falar com o presidente do Tribunal de Justiça para que a liminar do desembargador Brandão seja revogada. 

 

Flash de Yala Sena yalasena@cidadeverde.com