Benefícios do leite de cânhamo feito com cannabis sativa

O leite de cânhamo é uma alternativa vegetal para o leite de vaca rico em proteínas vegetais de alta qualidade, gorduras e minerais saudáveis. Ele é feito misturando água com as sementes da planta do cânhamo, Cannabis sativa.

Esta planta também é usada para produzir maconha, no entanto, o leite de cânhamo e outros produtos feitos de suas sementes não causam efeitos que alteram a mente, como a maconha, e contêm apenas traços do composto psicoativo THC. Comparado ao leite de vaca integral, ele tem menos calorias, proteína e carboidratos, mas aproximadamente a mesma quantidade de gordura.

A maior parte da gordura dele é constituída por ácidos graxos essenciais insaturados, incluindo ômega-6 e o ômega-3, vitais para a construção de novos tecidos e membranas em seu corpo. Além disso, ele fornece proteínas que seu corpo pode digerir e usar facilmente.

É uma das poucas proteínas vegetais completas, pois contém todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que só conseguimos através da dieta. Finalmente, ele é naturalmente isento de soja, lactose e glúten, o que o torna uma boa opção para pessoas que precisam ou querem evitar esses componentes.

Por conter ácidos graxos essenciais ele pode melhorar as condições inflamatórias da pele e promover a sua saúde. Também é rico em arginina, um nutriente que pode proteger contra doenças cardíacas. Você pode fazer seu próprio leite de cânhamo combinando 1/2 a 1 xícara de sementes de cânhamo com 3-4 xícaras de água no liquidificador. Tenha em mente que a composição nutricional dele caseiro difere da das variedades comerciais fortificadas.

 

Fopnte: Estadão Conteúdo