Abelardo Vilanova toma posse como novo presidente do Tribunal de Contas

O conselheiro Abelardo Vilanova tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), em solenidade na manhã desta quarta-feira (19). Durante discurso, ele defendeu a necessidade de fortalecer os mecanismos de fiscalizações das ações dos gestores.

Abelardo Vilanova destaca que o combate a corrupção é um trabalho permanente do Tribunal de Contas. 

“O Tribunal tem procurado aumentar o grau de fiscalização e interiorizando suas ações e devemos ampliar cada vez mais. As inspeções procuram aumentar a eficiência dos gastos públicos. Com relação à questão do controle, o combate à corrupção pelo Tribunal é permanente. A partir do controle da eficiência dos gastos na fiscalização e por fim na parte da punição para eventuais desvios de recursos públicos”, disse.

O conselheiro Olavo Rebelo, que deixa a presidência, afirma que o Tribunal cumpre de forma rigorosa a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nesse período de crise na economia e finanças do Brasil como um todo, foi um período difícil de se administrar. Seguimos rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos fechando o balanço de acordo com a lei. Trabalhamos a interiorização do Tribunal de Contas, fortalecemos o setor de inteligência do Tribunal. Obedecemos todo plano estratégico trabalho pelo conselho, aplicando o que foi disposto pela equipe que fez o plano”, destacou.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o governador Wellington Dias (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (MDB). 

“Aqui é uma Casa que tem gente capacitada. Todos aqui têm assessoria importante e técnica. Os conselheiros possuem capacidade.  O Aberlado até já foi presidente e tem experiência. Só desejamos mais sucesso”, disse o deputado Themístocles Filho.

 

Lídia Brito lidiabrito@cidadeverde.com