Cidadeverde.com recebe VII Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito

O Teatro João Paulo II, na zona Sudeste da cidade, foi palco da entrega da premiação para os vencedores do VII Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A jornalista Izabella Pimentel do Cidadeverde.com recebeu a premiação das mãos do diretor do Detran, Arão Lobão. 

A jornalista conquistou o primeiro na categoria portal ou internauta com a matéria publicada no Cidadeverde.com: Bebida alcoólica e direção: a irresponsabilidade que mata e destrói sonhos. A TV Cidade Verde também foi vencedora com os jornalistas Emílio Cerqueira e Clebson Lustosa na categoria TV com uma reportagem falando dos perigos do uso do celular no trânsito. 

O prêmio teve como objetivo estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletirem sobre comportamento dos usuários no trânsito com vistas à sedimentação de hábitos que tornem o trânsito mais humano e seguro.

O secretário de governo, Raimundo Eugênio, que representou o prefeito de Teresina na solenidade, considera que a educação no trânsito é uma forma importante de garantir uma mobilidade urbana melhor para todos. 

“Precisamos educar o nosso povo para respeitar o direito de ir e vir das pessoas, pois somente assim conseguiremos uma vida melhor para todos. O prêmio chama a atenção para a necessidade uma novo comportamento diante desta cidade que cresce e que precisa enfrentar os desafios desse crescimento”, enfatizou.

O Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, acredita que o crescimento da frota veicular na cidade tem trazido problemas de mobilidade urbana para a cidade, mas a ações de engenharia, fiscalização e educação têm ajudado a diminuir essas demandas. “Acredito que o prêmio, ao longos desses sete anos, tem feito com que as pessoas discutam as atitudes no trânsito e entendam a necessidade de uma mudança no comportamento. Por isso considero o prêmio uma excelente ação para melhorar o trânsito na nossa cidade”, acrescentou.

Em todas as categorias, os vencedores do primeiro lugar no prêmio levaram a premiação em dinheiro de R$ 1.600 e, em segundo lugar, R$ 600, além de troféus. Já os professores orientadores dos alunos premiados receberam certificado. A banca que avaliou os trabalhos era composta por pessoas especializadas das áreas de trânsito, educação, comunicação e fotografia.

A Gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, ressalta que o prêmio já faz parte do calendário de eventos de Teresina e vem para incentivar aquelas pessoas que se preocupam em melhorar a condição do trânsito, já que elas fazem parte desse cenário e podem dar sugestões e ideias. 

“Estamos durante todo o ano realizando ações nas escolas, nos meios de comunicação, em todos os lugares. Mas o prêmio tem nos apresentando muitos trabalhos excelentes que têm ajudado no nosso trabalho. Parabenizamos a todos e esperamos contar com a colaboração de todos para um trânsito melhor", enfatizou.

PREMIADOS

Na sub-categoria Escola Pública, em primeiro lugar a vencedora foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisca Marques e em segundo lugar o vencedor foi Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alda Maria de Almendra Freitas Castelo Branco. Já na sub-categoria Escola Privada, em primeiro lugar foi o Instituto Educacional Saber Viver e em segundo lugar o vencedor foi o Colégio Alsiste.

Na Categoria Aluno, na sub-categoria Ensino Infantil, pré-escola, em primeiro lugar a vencedora foi o aluno Mayran Rynaldo Alves de Sousa e em segundo lugar a vencedora foi Noemi Sophia Coutinho Rocha.  Já na categoria Aluno, de 1º a 3º Ano, em primeiro lugar o vencedor foi Felipe Ruan Costa Pessoa e em segundo lugar ficou o aluno Luiz Fabiano Vitório dos Santos.

Na categoria aluno de 4º a 6º ano em primeiro lugar a estudante Juliana Khristian Ribeiro Lages e em segundo lugar a aluna, Emília Oliveira de Medeiros. Já na categoria aluno de 7º a 9º ano em primeiro lugar foi a aluna Vitória Rodrigues Paz em segundo lugar o aluno Lucas Oliveira Pinto Barros.

Na categoria aluno Ensino Médio em primeiro lugar o aluno Marcos Antônio da Silva Marques Terceiro, em segundo lugar Wítalo Sousa Silva. Já na categoria Aluno Ensino Superior em primeiro lugar ficou Lizandra Flávia Macedo Moura e em segundo lugar Paulo de Tarso Xavier Sousa Júnior.

Os vencedores na categoria Profissionais da Comunicação, na sub-categoria Rádio em primeiro lugar ficou Natanael Souza Araújo, e em segundo lugar Francisco Fábio de Brito.  Na sub-categoria TV em primeiro lugar Emílio Cerqueira da Silva em segundo lugar Ranielly Rodrigues Veloso. Na sub-categoria portal ou internauta, em primeiro lugar Izabella Pimentel Torres, e em segundo Gilcilene Rodrigues de Araújo.

Na categoria fotografia em primeiro lugar ficou Esdras Phelipe de Oliveira Santos e em segundo lugar Juracildes de Araújo Barbosa Aires. Na categoria Reponsabilidade Social – Pessoa Jurídica, em primeiro lugar ficou Projeto Mirim Cidadão, em segundo lugar, Faculdade Estácio Ceut.

 

redacao@cidadeverde.com