Aprenda os benefícios da dieta macrobiótica para corpo e a mente

Foto: Pixabay/fotos gratuitas

Uma dieta rica em nutrientes, com baixas calorias, que ajuda a emagrecer e ainda lhe conecta com sua mente. Essa é a dieta macrobiótica, que associa os benefícios da comida com os efeitos que ela traz sobre a mente, as emoções e a fisiologia do corpo. No geral, está aliada a uma mudança comportamental do indivíduo. 

A filosofia macrobiótica foi fundada por George Ohsawa e é baseada no Yin e Yang. A dualidade do “yin” e do “yang” acredita que tudo tem energias metafísicas, até os alimentos, e que a harmonia é atingida alcançando o equilíbrio. Assim, a dieta relaciona alimentos e suas propriedades, servindo para alcançar a saúde física e mental.

Uma grande vantagem deste tipo de alimentação é o consumo elevado de alimentos naturais, como frutas e vegetais, favorecendo a oferta e absorção de vitaminas, sais minerais e fibras. A dieta também evita o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante e álcool, que são prejudiciais à saúde.

Trazemos uma sugestão de cardápio macrobiótico, com diferentes opções em cada refeição:

No café da manhã, cabe leite de amêndoas com três colheres de granola sem açúcar. Também é uma opção chá de gengibre com biscoitos integrais de arroz e pasta de amendoim integral. Ou ainda leite de amêndoas com pão integral caseiro. 

Para o lanche da manhã (colação), uma dica é um suco de couve com maçã. Ou ainda uma banana acompanhada de uma colher de sopa de aveia. Também vai bem duas colheres de sopa de sementes de abóbora. 

Para o almoço, a sugestão de prato inclui quatro colheres de sopa de arroz integral; duas colheres de sopa de feijão azuki (pequeno e vermelho, original do Japão) com abóbora; salada verde à vontade; um filé médio de truta grelhado, com uma ameixa de sobremesa.

No lanche da tarde, pode ser um iogurte de soja com biscoitos integrais e geleia sem açúcar. Ou uma xícara de maçã e pêra picados com castanhas.  No jantar, arroz integral, uma xícara de sopa de feijão, uma porção de ervilhas com óleo de girassol e algas. 

Para fechar o dia com a ceia, a dica é de um copo de leite de soja acompanhado de três biscoitos integrais. Ou ainda um copo de leite de aveia e uma banana.

 

Fonte: Estadão Conteúdo