Com baixo estoque, maternidades incentivam doação de leite materno

O estoque de leite humano nas maternidades diminui com o período de férias.  O alimento é essencial para a nutrição e recuperação de bebês prematuros internados em unidades de cuidados intermediários. Para incentivar a doação, as maternidades municipais dos bairros Dirceu, Satélite e Buenos Aires funcionam como postos de coleta. 

"Nas férias, a gente tem diminuição do estoque. A gente pede as mães que estão em casa, que estão amamentando e que tem leite sobrando, entrem em contato com um dos postos ou com a maternidade Evangelina Rosa para se informarem como podem fazer a doação", disse a nutricionista Luciana Ribeiro, da maternidade do Satélite, na zona Leste. 

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/ Fotos Públicas)

"O leite é muito precioso para os prematuros que estão na Evangelina Rosa, que nascem com baixo peso, com uma série de fatores complicadores e que precisam do leite materno para desenvolver imunidade, crescer, ganhar peso. O leite materno é o melhor alimento para o bebê", completa a nutricionista. 

Ela explica que a doadora só precisa ir uma única vez ao posto de coleta para a realização do cadastro. 

"A gente entrega todo o material e a mãe, no intervalo entre as mamadas do bebê, ela ordenha, guarda no frasco e entra em contato com a gente que vamos buscar", explica Luciana Ribeiro.

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com