Professor de História lançará livro de questões para o Enem

Foto: David Ribeiro

O professor Victor Marcelo Gonçalves lançará o livro "Desenvolvendo Competências & Habilidades em História" para ajudar os estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A previsão é de que o livro seja lançado neste mês em uma escola particular, mas os exemplares já estão à venda nas livrarias.  O livro também está sendo adotado em algumas escolas de Teresina.

O livro possui 519 questões, sendo 400 inéditas. A proposta é incentivar a resolução de questões e treinar os alunos para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.  

"Esse material é um livro de questões voltado para os alunos do Ensino Médio, para quem vai fazer o Enem. As questões inéditas foram elaboradas por mim", comentou Victor. 

 

Confira a apresentação 

As questões que seguem envolvem o eixo cognitivo das Ciências Humanas e suas Tecnologias, sobretudo a área do conhecimento de História enquanto componente curricular, à luz das matrizes de referência padronizadas e estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem propõe que o estudante seja capaz de revelar seus conhecimentos mediante a aptidão de articular informações, dominar diferentes linguagens, desempenhar análise crítica, bem como desenvolver processos de abstração e decifração de símbolos. Para tanto, é preciso aperfeiçoar competências e habilidades, considerando conceitos e informações da área específica (História), valores éticos e culturais que permitam atribuir sentido de compreensão e crítica social.  Isso se desenvolve praticando, e é nossa proposta convidá-los a exercitar essas competências e habilidades por meio de fontes imagéticas, hemerográficas, bibliográficas, etc., articulando o conhecimento, os conceitos e os valores nevrálgicos para a cidadania à análise e organização lógica, coerente e crítica a partir de símbolos polissêmicos culturais. Consideramos que a História é a ciência que estuda as representações passadas figuradas pelo homem a fim de compreender os significados sociais no tempo. Nosso esforço consiste em apresentar, analisar, contextualizar e relacionar fatos, buscando significações passadas,recorrendo analogamente a uma consciência crítica do presente, ponderando as rupturas e permanências dos processos históricos. Nessa lógica,impelindo uma autorreflexão de qual papel exercemos na sociedade em que atuamos, especialmente na constituição de identidade. Dessa forma, a História questiona o passado, buscando elementos para compreender o presente e, além de incorporar feitio de produção de conhecimento, torna-se uma ferramenta imprescindível para compreender, relacionar e refletir sobre o universo em que estamos inseridos.  A História contribui para a formação cidadã a partir de valores éticos, de tolerância, reconhecimento das diferenças, respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural, para que sejamos conscientes, desenvolvendo competências e habilidades não somente para solucionar com destreza as proposições de um teste escrito e lograr êxito no Enem, mas sobretudo para  ser consciente que somos agentes históricos, uma vez que os contextos analisados estão estreitamente vinculados à nossa história de vida. Somos incompletos, inacabados, temos a necessidade de identificações, sentidos e interpretações dialógicas sociabilizados culturalmente. E, nessa relação com o outro, percebemos as múltiplas maneiras de se representar e produzir sentidos no universo social, assumindo, assim, protagonismo no engajamento por um mundo mais democrático. Mãos à obra!

Victor Marcelo

 

 

Carlienne Carpaso carliene@cidadeverde.com