SDU alerta que população não pode podar ou cortar árvores em locais públicos

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte de Teresina (SDU Centro-Norte) alerta que não é permitido derrubar e fazer podas nas árvores em locais públicos. O superintendente da SDU Centro Norte, Weldon Bandeira, esclareceu nesta segunda-feira (25) em entrevista ao Jornal do Piauí, que o serviço de podas ou cortes têm que ser solicitados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou as Superintendências de Desenvolvimento Urbano.

Além disso, o superintendente informou que o tipo de trabalho só pode ser feito por equipes da prefeitura, mesmo que sejam árvores curvadas ou que acabam caindo por causa de ventos e chuvas. Weldon lembra que existem algumas com idade bem avançada ou centenárias, principalmente do Centro da capital, e que há certas dificuldades em realizar algumas podas.

“Tem que seguir certos procedimentos. Primeiro tem que ser feita a identificação do estado fitossanitário através dos biólogos da secretaria do Meio Ambiente - nós temos essa parceria com eles - e atestada a necessidade da poda. Ainda temos que, de certa forma, agendar essa poda, porque no Centro, por exemplo, não é todo dia nem toda hora que se pode fazer esse tipo de serviço, além do fato de muitas vezes também haver interferência da rede elétrica, que a gente precisa que sejam agendados desligamentos para a gente realizar essa poda”, explicou o superintendente. 

Ele acrescentou: “Toda vez que a gente vai realizar uma poda é necessário o licenciamento da Secretaria, é uma forma de precaução, prevenção e zelo com o patrimônio da cidade”.

O superintendente também disse que a Prefeitura dispõe de um caminhão para realizar o serviço. Além disso, de acordo com ele, há um custo de R$ 25 mil mensais só para a realização desse tipo de serviço no Centro e Norte da cidade.

Weldon lembra que qualquer pessoa interessada em solicitar uma poda pode ir a Seman ou a SDU, pois os dois órgãos estão habilitados para realizar o serviço. 

Já em áreas privadas, o superintendente esclarece que é de reponsabilidade do proprietário. “Então ele tem que requerer mesmo assim a licença para a poda na Semam. A SDU não pode realizar essa poda dentro de estabelecimentos privados”. 

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com