Dia Mundial do Teatro será comemorado com apresentações teatrais e circenses

Foto: José Allison

No dia mundial do Teatro, comemorado nesta quarta-feira (27), a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) realiza uma programação especial e totalmente gratuita no Teatro João Paulo II. As apresentações, acontecem em frente ao espaço público (Calçadão Cultural) e no auditório, a partir das 16h.

Além da comemoração do teatro, será comemorado também o Dia Nacional do Circo. Por isso, as apresentações serão de teatro, números circenses e de palhaços. De acordo com o diretor do Teatr, Francisco de Castro, a ideia é contemplar a região com apresentações gratuitas. " São apresentações comemorativas com intuito de contemplar a população da região, assim como os alunos do Teatro", disse.

No dia 27 de março é comemorado o Dia Nacional do Circo prestando homenagem ao nascimento do inesquecível palhaço Piolin, que sempre foi engajado com os movimentos artísticos e culturais, a todo momento preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Comemorado também o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961, marcando a inauguração do Teatro das Nações, em Paris, onde comemora-se com espetáculos teatrais, encontros e eventos que celebram e ressaltam o significado e a importância dessa arte.

PROGRAMAÇÃO 

16h - Varieté - Trupe do Sardinha  Local: Calçadão Cultural – em frente ao TMJP2 – gratuito Números circenses com pernas de pau, sombra, malabares e brincadeiras.

16h30 - Clássicos de Palhaços 

Local: Calçadão Cultural – em frente ao TMJP2 - gratuito Mescla música, mágicas, improvisação e "reprises", cenas de palhaços.  

O Grupo Vagão nasce no Rio de Janeiro no início do ano de 2016 criado por Jimmy Charles durante sua formação na Eslipa-Escola Livre de Palhaços, na Escola Nacional de Circo, atualmente possui uma nova formação com palhaços da cidade de Teresina que fazem parte do Núcleo de Pesquisa e Prática de Palhaçaria do Grupo Vagão.

Elenco: Jimmy Charles (Palhaço Beiju), Sandy Santana (Palhaço Batata) e Lucas Emanuel (Palhaço Cuscuz).

17h - Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento – infantil 

Local: auditório do TMJP2  - gratuito É uma adaptação dramatúrgica de Adriano Abreu para o texto original de Carlo Collodi. Escrita originalmente em capítulos, para uma série publicada no jornal infantil italiano de Ferdinando Martini, Giornale per i Bambini, em julho de 1881. Pinóquio é, sobretudo, um ser em desenvolvimento que aprende com os desafios, erros e acertos que aparecem na sua incrível jornada.

Titulo: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento Autor: Adaptação dramatúrgica de Adriano Abreu, do romance original de Carlo Collodi, “As Aventuras de Pinóquio – História de Uma Marionete” Direção Geral: Adriano Abreu Atuação: Silmara Silva, Carlos Aguiar, Erica Anunciação, Állex Cruz, Deusa Sofia e Waldfran Soares

19h - Duplo Molière – local: Calçadão Cultural – em frente ao TMJP2 - gratuito

É um jogo entre o autor e sua obra entre o texto e o contexto em que viveu. Vida e obra se intercalam contando o universo de Jean Baptiste Poquelin esse autor/ator é um dos maiores artista que o mundo conheceu. Crítico voraz da sociedade francesa, Molière atirou para todos os lados sem perdoar ninguém. Duplo Molière é 17ª Produção do Grupo Harém de Teatro em 32 anos de existência e é também o seu primeiro espetáculo feito especialmente para a rua.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA Elenco: Francisco Pellé, Francisco de Castro, Fernando Freitas, Marcel Julian, Luciano Brandão e Kaio César Dramaturgia e Encenação: Arimatan Martins Paisagem Sonora: Fagão Silva Figurinos: Bid Lima Material Cenográfico: Emanuel de Andrade Cabelos, Perucas e Maquiagem: Ari Carvalho Fotos: Geirlys Silva Programação Visual: Paulo Moura/Irmãodecriação. Produção: Soraya Guimarães/Navilouca Produções Realização: Grupo Harém de Teatro FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

 Da redação redacao@cidadeverde.com