Sorgo: conheça o grão poderoso para uma alimentação saudável

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Muito utilizado na alimentação animal, o sorgo, um tipo de cereal semelhante ao milho, está ganhando cada vez mais espaço na mesa de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.  O grande trunfo deste grão é o fato de ser um poderoso antioxidante, comparado aos cereais mais usados na culinária brasileira, como trigo, arroz e até mesmo o próprio milho.

O sorgo é considerado um alimento funcional, pelos nutrientes que possui e benefícios que traz para quem o consome. Entre os compostos antioxidantes mais relevantes estão as fibras, as antocianinas, os ácidos fenólicos e os taninos.

Bom saciador

Outra vantagem é o fato do sorgo promover uma saciedade maior que os grãos semelhantes, o que o torna aliado de quem está de olho na balança. Isso ocorre porque se trata de um cereal rico em carboidratos, mas também com muita fibra, o que faz com que tenha um menor índice glicêmico comparado ao trigo e ao arroz

Sem glúten

Além do baixo índice glicêmico, o fato de não conter glúten torna o sorgo uma excelente opção para celíacos e pessoas que seguem dietas que restringem esta substância. A farinha de sorgo é altamente nutritiva e pode ser usada para substituir a farinha de trigo em receitas como pães, bolos e biscoitos.

Uma grande vantagem da farinha de sorgo é o fato de ela ter um sabor leve e neutro. Ao contrário da farinha de milho, que fica muito evidente nas preparações, a de sorgo é neutra, como a de trigo, então o que vai prevalecer nas receitas é o sabor dos outros ingredientes.

Além da farinha, o sorgo também pode ser consumido na forma de grãos, que geralmente entram em receitas em substituição ao arroz. Ele, depois de cozido, fica parecido com a cevadinha. Pode ser usado em saladas, risotos e até mesmo estourado como pipoca.

 

Fonte: Estadão Conteúdo