SDU recolhe 130 toneladas de lixo durante Meu Bairro é Limpeza

Foto: Ascom/SDR Leste

Passada a primeira edição do projeto Meu Bairro é Limpeza, na Praça do Tancredo Neves, zona Sudeste de Teresina, levantamento da Gerência de Serviços Urbanos (GSU) mostra que a quantidade de lixo recolhida com as atividades de limpeza na região foi de aproximadamente 130 toneladas. O projeto aconteceu no último sábado (29) e levou prestação de serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania, contabilizando cerca de cinco mil atendimentos.

O projeto foi realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), em parceria com a TV Cidade Verde.

Na semana do evento, equipes da GSU, ligada à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU-Sudeste), percorreram todas as ruas do bairro Tancredo Neves em ações de zeladoria com serviços de capina, poda, varrição, pintura de meio e remoção de resíduos urbanos. O trabalho foi desempenhado por três equipes, com total de 45 homens.

O gerente de Serviços Urbanos, Isau Araujo, fala a respeito dos números divulgados e ações no dia do evento. “Uma equipe da GSU, composta por doze pessoas, acompanhou grupos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), superintendente Evandro Hidd e superintendente executivo Isaac Meneses, em visitas nas residências. Ao longo da semana do projeto, 14 caminhões auxiliaram nos trabalhos de coleta manual e mecanizada, removendo cerca de 130 toneladas de lixo das ruas da região”, detalhou Isau Araújo.

Para o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, a ação no entorno do bairro Tancredo Neves teve como objetivo convidar a comunidade a participar da manutenção dos espaços públicos. “Com essa ação de zelaria pelas ruas do bairro Tancredo Neves, objetivamos conscientizar a população a respeito dos cuidados com o lixo gerado. Levando-os a participar das ações de limpeza juntamente com os agentes públicos, seja dando o destino correto ao lixo domiciliar ou, ainda, denunciando irregularidades”, enfatizou Evandro Hidd.

O projeto já existia, mas recebeu nova roupagem passando a se chamar Meu Bairro É Limpeza. A mudança de nome trouxe consigo novo formato, que busca além das tradicionais atividades de limpeza e combate ao Aedes aegypti, levar prestação de serviços de saúde com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e realização de exames, assim como atividades recreativas nas áreas do esporte, lazer e cultura.

Da Redação redacao@cidadeverde.com