Médicos repudiam ida de Firmino para FMS

A escolha do vereador eleito, Firmino Filho, para assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está gerando desentendimento entre Sílvio Mendes e a classe médica. Ao privilegiar o tucano e correligionário do PSDB, o prefeito, que também é ortopedista e ex-presidente da FMS, desagradou aos colegas médicos.

O Sindicato dos Médicos do Piauí, a Associação Piauiense de Medicina e Conselho Regional de Medicina afirmam que esperavam um posicionamento diferente da Prefeitura, já que não foram consultados em nenhum momento quanto a possíveis nomes para substituir João Orlando.

Firmino Filho foi escolhido pelo prefeito e já assumiu a pasta   Por ocasião do convite, o prefeito pontuou que Firmino Filho, mesmo não sendo médico, tem o perfil para presidir a FMS e que o tucano aceita grandes desafios. Mas, o presidente do Sindicato dos Médicos, Leonardo Eulálio, argumenta que dentre a classe médica existem pessoas competentes para assumir a presidência do órgão e que o assunto deveria ter passado também pelas entidades.

“O próprio Sílvio Mendes já gerenciou a Fundação e sabe que a Saúde municipal é complexa. Precisamos de alguém que entenda profundamente todos os problemas que envolvem esse meio”, explica.

Leonardo Eulálio ressaltou que o prefeito deveria ter priorizado a formação médica ao designar alguém para uma tarefa tão difícil e importante, como vinha sendo feito nas gestões anteriores, responsáveis pela nomeação do Dr. João Orlando, Dr. Sérgio Ibiapina e do próprio Sílvio Mendes.   Associação dos Médicos   O presidente da Associação dos Médicos, Felipe Eulálio, disse afirmou que não estão questionando a competência do vereador Firmino Filho, mas teme que em vez de fazer política de saúde, a FMS seja utilizada como política partidária.   “O Firmino Filho é vereador, ex-prefeito e já começou com política partidária em relação à Secretaria Estadual de Saúde. Ele tem que priorizar é a política de saúde para o povo, se unir e interagir com tanto nos hospitais dos bairros, quanto dos municípios do interior do Estado”, destacou.         Redação redacao@cidadeverde.com
Tags: