Maria da Penha recebe título de Cidadania Piauiense na Assembleia

A farmacêutica Maria da Penha recebeu título de Cidadania Piauiense na Assembleia Legislativa do Estado. A deputada Lucy Soares é autora da proposta de entrega da homenagem. Durante discurso, Marinha da Penha falou da importância da lei que leva seu nome. Segundo Maria da Penha, a lei é uma "carta de alforria" para as mulheres brasileira.

"A violência doméstica começa aos poucos, com um grito e um empurrão e depois vai ficando mais grave. É importante que essa consciência e atendimento à mulher seja possível também no interior. Nas capitais funciona mais, mas no interior a violência é grande. A lei é uma carta de alforria para as mulheres", afirmou. 

Maria da Penha lembra das vítimas invisíveis, crianças que presenciam cenas de violência e que,muitas vezes, veem o assassinato das mães.

"São as vítimas invisíveis. Quando sofri essa grave violência, minhas duas filhas viram. Rezava para que elas não ficassem sem a mãe. É preciso ter política de atendimento a essas vitimas", disse.

A deputada Lucy Silveira afirma que é preciso fortalecer a rede de proteção às mulheres. 

"Mulher forte e guerreira. Isso é dar voz a nossa luta. Levou 19 anos para o agressor ser punido. Nossa luta como mulher é  grande e sem fim. Visitei alguns serviços de atendimento a mulher e todos deixam a desejar. É preciso fortalecer essa rede", disse.

A vice-governadora Regina Sousa disse que "a lei despertou as mulheres. Não vai coibir a violência, mas garante a punição. É gratificante recebê-la e ouvi-la. Educação dos homens e crianças é importante. Se ela convive com a violência, cresce um agressor", disse.

 

Flash Lídia Brito lidiabrito@cidadeverde.com