Pais e mães de Santo querem ser vereadores em 20 cidades do Piauí

Fotos: Arquivo Pessoal

Pai Rondinele e Mãe Izabel devem disputar vagas na Câmara de Teresina

Pais e mães de Santo do Piauí querem ter representatividade no legislativo dos municípios piauienses. A um ano das eleições municipais, pelo menos vinte cidades piauienses devem ter pré-candidatos a vereadores ligados às religiões de matrizes africanas. 

Em Teresina já anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal o pai de Santo, Rondinele Santos (PT), presidente do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab). Segundo ele, o movimento #SomosTodosMacumbeiros, que discute a viabilidade de candituras de pais e mães de Santo, vem crescendo em todo Brasil. 

O Pai Rondinele disse ao Cidadeverde.com que os povos de matriz africana querem ocupar espaços políticos para garantirem seus direitos.  Eles reivindicam políticas de proteção a terreiros, por exemplo.

"A ideia é pensar mecanismos para que possamos garantir nossos direitos. Pelo direito à fé e à diversidade religiosa, representantes de povos de matriz africana reivindicam políticas de proteção e segurança dos terreiros e garantias de manutenção das práticas tradicionais e queremos lançar pré candidatos a vereadores em 20 municípios do Piauí com tema Todos Unidos Pela Fé", adianta Rondinele.

Veja nomes de alguns pré-candidatos divulgados pelo CENARAB

Pai Rondinele/Teresina /PT Karilene /Pedro II /PT Pai Cordeiro /Floriano /PT Pai Luciano/ Piripiri /PT Pai Jeferson /Campo Maior /PT Carlos Silva / Uruçuí /MDB Pai Wellison/Chapadinha /Cidadania  Pai Luciano de Oxalá/ Alto Longá/ PP Mãe Izabel / Teresina  Dr.Saha de Yansa/Teresina

Izabella Pimentel redacao@cidadeverde.com