Cidadeverde.com

Pais e mães de Santo querem ser vereadores em 20 cidades do Piauí

Imprimir

Fotos: Arquivo Pessoal

Pai Rondinele e Mãe Izabel devem disputar vagas na Câmara de Teresina

Pais e mães de Santo do Piauí querem ter representatividade no legislativo dos municípios piauienses. A um ano das eleições municipais, pelo menos vinte cidades piauienses devem ter pré-candidatos a vereadores ligados às religiões de matrizes africanas. 

Em Teresina já anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal o pai de Santo, Rondinele Santos (PT), presidente do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab). Segundo ele, o movimento #SomosTodosMacumbeiros, que discute a viabilidade de candituras de pais e mães de Santo, vem crescendo em todo Brasil. 

O Pai Rondinele disse ao Cidadeverde.com que os povos de matriz africana querem ocupar espaços políticos para garantirem seus direitos.  Eles reivindicam políticas de proteção a terreiros, por exemplo.

"A ideia é pensar mecanismos para que possamos garantir nossos direitos. Pelo direito à fé e à diversidade religiosa, representantes de povos de matriz africana reivindicam políticas de proteção e segurança dos terreiros e garantias de manutenção das práticas tradicionais e queremos lançar pré candidatos a vereadores em 20 municípios do Piauí com tema Todos Unidos Pela Fé", adianta Rondinele.

Veja nomes de alguns pré-candidatos divulgados pelo CENARAB

Pai Rondinele/Teresina /PT
Karilene /Pedro II /PT
Pai Cordeiro /Floriano /PT
Pai Luciano/ Piripiri /PT
Pai Jeferson /Campo Maior /PT
Carlos Silva / Uruçuí /MDB
Pai Wellison/Chapadinha /Cidadania 
Pai Luciano de Oxalá/ Alto Longá/ PP
Mãe Izabel / Teresina 
Dr.Saha de Yansa/Teresina


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais