Teresina recebe 1° congresso internacional de educação e cultura nesta quarta (16)

Foto: Divulgação

O I Congresso Internacional de Educação e Cultura (Cinec) será realizado pela primeira vez em Teresina nesta quarta (16). O evento tem como meta promover discussões de como tornar as escolas inclusivas, e o docente um personagem ativo nesse processo, respeitando as especificidades de cada estudante.

O evento será realizado em um dia de programação, das 8h às 13h e das 14h às 18h no Theatro 4 de setembro. A abertura será feita com a palestra “Ampliando Saberes Sobre a Deficiência”. Em seguida, mesas redondas, painel, palestras e exposição de artes visuais.

“A formação é um processo contínuo que envolve cada vez mais novos conhecimentos e deve permear a prática do educador. O CINEC vem com o propósito de despertar, não só a refletir, mas também ações que envolvam a temática como um todo”, afirma a coordenadora do congresso, Renata Raymundo. 

Inscrições

As inscrições para participar do congresso podem ser realizadas na galeria do Clube dos Diários de 8h às 13h e de 14h às 17h. 

Programação

Dentre as ações que serão realizadas no evento as principais são:

Oficinas temáticas sobre o processo inclusivo; Propagação do uso das tecnologias na escola inclusiva; Palestras com foco a desmistificação de conceitos sobre a pessoa com deficiência  Ações estimuladoras para que os docentes sejam multiplicadores dos conhecimentos específicos de cada área.

As palestras serão conduzidas pelos profissionais:

Prof. Dr. Luís Ortiz – Doutor em pedagogia e psicopedagogia e professor da Universidade de Almeria (Espanha) Tema: Educação inclusiva, tecnologia e comunidades virtuais de aprendizagem. Desafios no processo de inclusão. Prof. Dra. Ana Estela Duarte - Pós doutora em educação com ênfase em educação inclusiva e tecnologia. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil. Tema: Educação inclusiva, novas tecnologias de ensino híbrido: avanços para a inclusão. Manoel Apôlonio – Doutorando em ciências Tema: Da teoria à pratica: o uso das tecnologias na educação inclusiva: Um recurso pedagógico no ensino de libras. Prof. Dra. Zozilena Fróz – Doutora em comunicação e semiótica e professora titular da UFPI Tema: O umwelt das etnias primeiras do Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí Prof. Dr. Carlos Estephanio – Doutor em educação e presidente da associação brasileira de pós- graduados no Mercosul. Tema: Educação inclusiva: olhar para o acesso a pós graduação stricto sensu no brasil. Prof. Dr. Raimundo Dutra - Doutor em educação e professor da Uespi Tema: Ser professor: A construção de uma identidade.

Da Redação redacao@cidadeverde.com