Vídeo: senador Cid Gomes é baleado em protesto de PMs em Sobral

Foto: reprodução/O Sobralense

Atualizada às 20h30

O Hospital do Coração divulgou boletim médico do quadro de saúde do senador licenciado Cid Gomes por volta das 20h desta quarta-feira (19). Cid levou dois tiros ao tentar furar bloqueio de policiais militares em greve na cidade de Sobral (CE). 

O boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Joaquim David Carneiro Neto, informou que o tiro atingiu o tórax do político e que apresenta "boa evolução clínica". 

"Após atendimento, segue apresentando boa evolução clínica. Seu quadro cardíaco e neurológico não apresenta alteração. Neste momento o paciente encontra-se lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos", diz a nota.

O tiro atingiu a clavícula do senador e por precaução Cid Gomes está internado na UTI do Hospital do Coração onde retornou após a retirada da bala. 

Flagrantes feitos no momento em que o senador foi atingido por dois tiros mostram, pelo menos, três homens com armas disparando contra a retroescavadeira que o político conduzia.

Atualizada às 19h30

O ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid, publicou em rede social que o senador "foi vitima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados". 

O senador licenciado e ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT) foi atingido por tiros enquanto tentava ultrapassar um bloqueio de policiais militares em greve na cidade de Sobral (CE). Cid estava em uma retroescavadeira tentando entrar em um quartel militar ocupado por homens mascarados. 

O político deu entrada no Hospital do Coração por volta das 17h. Ele foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Assessoria da Santa Casa informou ao portal Cidadeverde.com que o quadro do senador Cid é "estável" e que o hospital divulgará boletim médico. 

 

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Ciro Gomes (@cirogomes) em 19 de Fev, 2020 às 1:38 PST

 

(...) Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei.

— Ciro Gomes (@cirogomes) February 19, 2020

Antes de ser baleado, o senador pegou um megafone e foi para o confronto com grevistas. Ele afirmou que a greve dos policiais é "ilegal" e que dava 5 minutos para eles se retiraram do local. 

"É ilegal. Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais", diz Cid.

A categoria paralisou as atividades desde ontem (18). Eles reivindicam reajuste salarial. Nos batalhões há esvaziamento de pneus de viaturas e atos em batalhões foram registrados em Fortaleza e em pelos menos sete cidades do Interior (Barbalha, Canindé, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral).  

 

 

        Ver essa foto no Instagram                  

O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado no fim da tarde desta quarta-feira, 19, em Sobral, na Região Norte. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura do Município. Após ser atingido por um disparo, o senador foi encaminhado para o Hospital do Coração de Sobral e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia. Apesar de informações do movimento de policiais militares apontarem que a bala que atingiu o senador era de borracha, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sobral confirma que a munição era real, calibre .40.

Uma publicação compartilhada por O POVO Online (@opovoonline) em 19 de Fev, 2020 às 1:36 PST

 

 

Atualizada às 17h50

O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado agora há pouco em Sobral (CE). Ele participava de manifestação dos policiais militares que estão em greve no estado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Sobral. 

O portal O Povo informou que após ser atingido por um disparo de arma de fogo, o senador foi encaminhado para um hospital na região.

Cid Gomes chegou a fazer um discurso durante a manifestação. O portal O Povo relatou que no discurso defendeu a paz. 

“Eu vim aqui defender a paz e a tranquilidade do povo de Sobral. Ninguém será chantageado, ninguém deixará de trabalhar, de abrir suas portas e caminhar com tranquilidade em Sobral”, disse o senador.

O político foi encaminhado ao Hospital do Coração de Sobral. 

Cid Gomes foi ferido supostamente por PMs grevistas em frente o Terceiro Batalhão da Polícia Militar, em Sobral.

Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o senador dirigindo uma retroescavadeira e vai para cima dos grevistas com o trator para quebrar o bloqueio dos policiais. Em meio a gritos, tiros e pedras, ele é atingido. Até agora não se sabe se foi bala de borracha ou arma de fogo. O momento era de tensão, segundo o vídeo.  

Assista o momento do confronto entre Cid e os grevistas:  

 

Antes de ser baleado, o senador gravou um vídeo e postou em sua rede social:

 

        Ver essa foto no Instagram                  

Estou a caminho da minha cidade, Sobral, para defender a paz lá e em todo o Ceará. Não podemos aceitar que algumas pessoas que deveriam proteger e trazer segurança aos cearenses estejam praticando o terror e a desordem.

Uma publicação compartilhada por Cid Gomes (@senadorcidgomes) em 19 de Fev, 2020 às 10:00 PST

 

 

 

Flash Yala Sena (Com informações do O Povo/OSobralense)

redacao@cidadeverde.com