Áudio revela conversa da oposição antes de invasão e Jeová nega armação

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Vazou áudio de conversa entre o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, e do vereador Dudu (PT) minutos antes da invasão do plenário da Câmara pelos manifestantes. A base do prefeito Firmino acusa a oposição de ter articulado a invasão com os manifestantes. Porém, Jeová nega e afirma que o áudio não mostrou o contexto do diálogo.

No áudio Dudu diz: “Manda o Deolindo” e Jeová responde: “Manda lá. Manda lá. Do lado direito. Do lado direito”. O presidente nega uma articulação e diz que na verdade estava dizendo que era a vez de Deolindo discursar.

“Em 2016 ocorreu uma invasão na Câmara do mesmo jeito. O vereador Lobão era o presidente, mas não estava presente e fui eu quem presidiu a sessão. Toda vez que vamos ter duas sessões temos problemas ou com o Deolindo ou com a Graça. O regimento é omisso no critério de inscrição para ser orador. Não diz se é quem chega primeiro ou depois. Avisei para o Dudu que eram duas sessões, o áudio não pega completo, perguntei se ele falaria e ele disse para mandar o Deolindo. Ele pergunta cadê o livro, isso o áudio não pega, e eu digo que do lado direito. O Deolindo saiu para conceder entrevista pelo lado esquerdo dele. Eles querem é retirar o foco”, disse.

Jeová afirma que como o momento foi visto como uma derrota da base aliada, os vereadores estariam tentando culpá-lo.

“Graça Amorim quer apagar fogo com gasolina. Para mostrar para o prefeito que não perdeu a liderança da Câmara, coloca a culpa em mim. Tudo só eu”, destacou.

Os manifestantes continuam ocupando o plenário da Casa. O presidente vai entrar com pedido de reintegração do plenário.

 

Lídia Brito lidiabrito@cidadeverde.com