Dica para verificar se está bebendo água suficiente

Foto: Pixabay/fotos gratis

Beber água é fundamenta para manter o corpo em bom funcionamento. Esse líquido desempenha importante papel para a saúde. Além de transportar e facilitar a absorção de nutrientes, ajuda na luta contra a balança e faz bem para a pele, entre outros benefícios. Por isso é importante manter o corpo hidratado.

Mas você sabe qual é a quantidade que o seu corpo necessita diariamente? Popularmente, é comum falar que uma pessoa deve consumir, no mínimo, de 2 a 3 litros por dia. Entretanto, seguir à risca esse conselho popular por prejudicar até mesmo a saúde, em alguns casos

Diversos fatores interferem nesse cálculo, tanto clínicos quanto ambientais. Pessoas que praticam atividade física periodicamente vão necessitar de mais água. O mesmo ocorre em um dia ensolarado.

Cuidados

Pessoas que não possuem problemas de saúde encontram mais facilidade para equilibrar essa “matemática da água”. Basta levar em consideração fatores como: exercício, temperatura e umidade do ar.  

Já pessoas com algum problema de saúde devem ter mais cuidado. O ideal é contar com a ajuda de um médico para identificar a quantidade necessária Pacientes com recorrência de infecção urinária, por exemplo, devem beber mais líquido. O mesmo ocorre com pessoas com formação de cálculo renal.

Por sua vez, outras enfermidades exigem um controle diferenciado, de acordo com Fernando Almeida, urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos. Pacientes com doença cardíaca, por exemplo, precisam consumir a quantidade certa, evitando o excesso. Isso porque o coração não consegue bombear o sangue corretamente. O mesmo ocorre com a insuficiência renal, quando o rim não realiza a filtragem da maneira adequada.

Por isso, é importante contar sempre com a ajuda de um médico. Em linhas gerais, um teste prático ajuda a identificar se a pessoas está bebendo ou não a água suficiente. Segundo o especialista, basta avaliar a cor da urina. Se estiver mais amarelada, é necessário beber mais água.

 

Fonte: Estadão Conteúdo