Políticos e autoridades lamentam morte de Assis Carvalho; Governo decreta luto de três dias

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Vários políticos e autoridades se solidarizaram com familiares do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), que faleceu na tarde deste domingo (5), vítima de infarto, em Oeiras, Sul do Piauí. A Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado decretaram luto oficial de três dias. 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), publicou mensagem nas redes sociais após a confirmação da morte do deputado federal, que também era presidente do PT no Piauí. 

"Lamento muito a morte repentina do deputado Assis Carvalho. Num momento em que precisamos ainda mais dos que amam e defendem os interesses do nosso Estado, perder um deputado que sempre levantou a nossa bandeira é uma perda muito significativa", disse Firmino.

Em Teresina, foi decretado luto oficial de três dia. "Que Deus console a família e os amigos. Que a gente saiba valorizar quem sempre esteve ao lado do Piauí. Em homenagem ao trabalho prestado à Teresina, decretamos luto por três dias na cidade", completou o prefeito.

 

        Ver essa foto no Instagram                  

Lamento muito a morte repentina do deputado Assis Carvalho. Num momento em que precisamos ainda mais dos que amam e defendem os interesses do nosso Estado, perder um deputado que sempre levantou a nossa bandeira é uma perda muito significativa. Que Deus console a família e os amigos. Que a gente saiba valorizar quem sempre esteve ao lado do Piauí. Em homenagem ao trabalho prestado à Teresina, decretamos luto por três dias na cidade.

Uma publicação compartilhada por Firmino Filho (@firminosfilho) em 5 de Jul, 2020 às 2:10 PDT

 

Em nota de pesar, o Governo do Estado lembrou que Francisco de Assis Carvalho Gonçalves foi presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde do Piauí. O governador Wellingon Dias também decretou luto oficial de três dias. 

 

        Ver essa foto no Instagram                  

Foi inacreditável receber esta notícia. Na verdade, foi um golpe duro e muito lamentável: Assis Carvalho, meu companheiro, meu colega, meu amigo da vida inteira. Meu irmão. Um combatente guerreiro, mas alegre e cheio de energia. No âmbito pessoal, um homem cheio de virtudes, das quais, destaco a receptividade: o melhor anfitrião que já conheci. Chegar na casa dele, em Oeiras, era sempre uma festa, fosse em qualquer hora ou qual época do ano. Vivemos incontáveis momentos juntos. Começamos nossa experiência pública juntos no movimento sindical e oriundos da mesma Caixa Econômica Federal. No Sindicato dos Bancários, lutamos e dividimos conquistas impensáveis para aquele tempo em que atuamos. Na política, nas lutas do nosso Partido dos Trabalhadores, na gestão pública, na vida real. Ele era sempre o primeiro a me defender, em público ou não, e o primeiro a dizer que eu estava errado, se a ocasião pedisse. Que falta você vai fazer ao nosso Piauí, Assis. Obrigado por tantos serviços prestados à nossa gente. O seu legado estará sempre em nossos corações e em cada obra e ação que você realizou enquanto esteve aqui. À família, todo o meu carinho. O Wellington, o amigo de vocês, está aqui para o que precisarem. Vá em paz, meu líder!

Uma publicação compartilhada por Wellington Dias (@wellingtondiasoficial) em 5 de Jul, 2020 às 2:51 PDT

 

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, se manifestou nas redes sociais e classificou Assis Carvalho como "um deputado muito comprometido com a justiça social" e "pessoa extremamente generosa". 

 

Uma enorme perda. @assis_carvalho foi um deputado muito comprometido com a justiça social e era pessoa extremamente generosa. Grande companheiro. Meus profundos sentimentos à família.

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) July 5, 2020

 

A deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, recebeu a notícia com tristeza e afirmou que pretende se fazer presente na despedida de Assis Carvalho. "Amanhã estaremos com nossos companheiros e companheiras do Piaui e com a família do Assis. Solidariedade e força a todos(as)".

 

É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do nosso companheiro, deputado federal e presidente do PT do Piaui, Assis Carvalho. Amanhã estaremos com nossos companheiros e companheiras do Piaui e com a família do Assis. Solidariedade e força a todos(as)

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 5, 2020

Partido Comunista do Brasil - PCdoB/Piauí

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, expressando o sentimento de pesar de  toda a sua militância, lamenta profundamente o falecimento do Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí e Deputado Federal, Assis Carvalho.  É um momento triste, de perda irreparável, para o Piauí e, em especial, para todos nós que convivemos com o Deputado Assis Carvalho desde o início da década de 1980, quando iniciou sua atuação política no movimento sindical e depois em sua  trajetória no Partido dos Trabalhadores.  O PCdoB se irmana à   militância do PT, nesse momento de tristeza, e expressa a sua solidariedade e seus  pêsames aos filiados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, bem como a todos os  familiares do Deputado Assis Carvalho.

Teresina, 05 de Julho de 2020.

Comitê Estadual do PCdoB do Piauí.

 

 

        Ver essa foto no Instagram                  

“Não sei porque você se foi Quanta saudade vou sentir E de tristeza vou viver E aquele adeus não pude dar”

Uma publicação compartilhada por Maria Regina Sousa (@reginasousapiaui) em 5 de Jul, 2020 às 3:18 PDT

 

Hérlon Moraes e Fábio Lima redacao@cidadeverde.com