Obras de acessibilidade retornam no Centro de Teresina

As obras  de acessibilidade no Centro de Teresina foram retomadas, após liberação por meio de decreto das atividades da construção civil durante a pandemia da Covid-19 pelo poder executivo municipal.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, "as calçadas passarão por uma requalificação ganhando piso adequado, que vão garantir acessibilidade para todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e dificuldades de locomoção".

Adelia Melo, engenheira da SDU Centro-Norte, explica que são dois contratos de obras no Centro em relação a acessibilidade. Passa por reforma o quadrante composto pelas ruas Álvaro Mendes, Paissandu, Barroso e a Avenida Maranhão; essa obra foi iniciada em outubro de 2019. As ruas Coelho Rodrigues e Simplício Mendes também receberão o projeto de acessibilidade. 

"São dois contratos: no primeiro a gente vai fazer toda a alteração do piso, desde a Avenida Maranhão até a Rua Barroso, e da Rua Paissandu a Rua Coelho Rodrigues. Esse quadrante está sofrendo essa alteração, todo o piso está sendo modificado com o objetivo de atender o pedestre, fazer toda uma acessibilidade para melhorar a travessia do pedestre e das pessoas com mobilidade reduzida". 

O segundo contrato trata "da Rua Simplício Mendes e da Rua Coelho Rodrigues, no trecho compreendido desde a Rua Félix Pacheco, na Praça Saraiva, até a  Desembargador Freitas, Praça do Liceu Piauiense. Na Coelho Rodrigues, da Praça do Fripisa até a avenida Maranhão". 

"No segundo contrato nós estamos prevendo a questão da drenagem das águas fluviais e também a questão da acessibilidade. 

O trânsito de veículo será permito, mas levando em consideração a mobilidade dos pedestres. 

A previsão de conclusão da obra é de 12 meses, a contar da ordem de serviço, desconsiderando o tempo em que ficou parada devido a pandemia.  "Nós estamos conversando para ter mais duas frentes de serviço para que a gente possa agilizar esse contrato e brevemente entregar essa obra". 

"Essa obra (de acessibilidade) foi iniciada em outubro de 2019. Com a questão da pandemia, nós tivemos essa parada e agora estamos retomando essa obra. Nós já temos trechos feitos da altura  da Avenida Maranhão para a Álvaro Mendes, estamos concluindo na altura da rua Firmino Pires. Também temos trechos da Rua João Cabral , da Rua Riachuelo, e da própria rua Firmino Pires".

Carlienne Carpaso carliene@cidadeverde.com