Alunos fazem busca ativa por colegas ausentes nas aulas remotas

Foto: Governo do Piaui

A direção do Ceti Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora, após reunião com líderes de turma, fez um levantamento da ausência de alunos na participação das aulas remotas, realizadas durante este período de pandemia. Depois desse levantamento, os líderes sugeriram a busca ativa pelos mesmos e seguiram à procura dos "faltosos".

Foi criado um grupo de WhatsApp, onde se constatou aqueles que não puderam entrar no grupo e os líderes partiram em busca desses estudantes. Os líderes de turma conseguiram localizá-los, fizeram entregas de atividades e recolhimento de devolutiva para dezenas de alunos. Carlos Daniel e Jana, líderes de turmas do 3º A e 3º B, chegaram a ir na residência de uma aluna que fica a cerca de 30 Km da escola. O resultado foi bastante positivo e o índice de participação aumentou consideravelmente.

O Ceti, jurisdicionado à 5ª GRE, possui 437 alunos, sendo 255 de Tempo Integral e 182 da Educação Jovens e Adultos. Segundo a diretora Francisca Resende, o importante é não deixar ninguém de fora. “Nossa meta é 0% de evasão. A busca ativa aos alunos no turno integral está sendo feita pelos líderes de turmas e na EJA os professores entregam as atividades nas residências dos alunos. Uma equipe unida com o mesmo objetivo”, garante a gestora.

A diretora disse ainda que com esse trabalho foi possível identificar os alunos protagonistas. “Foi a partir do pensamento dos jovens que esta instituição de ensino chega próximo da realidade do aluno e o traz novamente para o lugar que é seu por direito, a escola. Somos muito mais que salas de aula e muros. Somos chão. Somos entusiasmo. Em meio à esta situação atípica que vivenciamos, saber ouvir e pensar estratégias para que todos continuem tendo acesso à educação de qualidade tem sido nosso ideal dia após dia. Nosso lema é ‘Nenhum a menos’. Porque uma educação de qualidade se faz com o envolvimento de todos para alcançar o sucesso”, afirma Francisca Resende.

No Ceti, as aulas remotas ocorrem por meio do instrumento que mais alcança os jovens,  o WhatsApp. Os alunos sem acesso à internet têm, semanalmente, à disposição tarefas impressas, com a devolutiva semanal dos professores em forma de texto e resumo com a explanação das questões impressas.

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com